Maio: Maienses celebram hoje a festa de Santa Cruz

Porto Inglês, 03 Mai (Inforpres) – Os maienses celebram hoje a festa de Santa Cruz, cujo acto central vai ser a celebração da missa solene de seguida a realização da ladainha na cruz em nome do santo.

Segundo o juiz da festa deste ano, conhecido no meio maiense como “Yaya”, durante mais de 20 dias estiveram a realizar actividades culturais com destaque para uma romaria de tabanka a todas as artérias e bairros da cidade, em que tiveram uma “boa recepção”.

Frisou também que este ano, com a retoma das actividades desportivas, realizaram o torneio das velhas glórias, com a participação de equipas locais e dos maienses residentes na Praia, bem como do município de Santa Cruz, que foi a vencedora da prova.

Na sequência das actividades, conforme informou o juiz da festa, os festivaleiros vão aproveitar o momento para homenagear também o falecido Nando de Luzia, uma das referências da festa de Santa Cruz, pelo seu contributo como tocador de tambor e não só.

Yaya reconheceu o contributo dos jovens nesta manifestação cultural, mas defendeu mais engajamento e mais apoio para este grupo, de todo modo garantiu que tem havido uma “boa parceria” entre os dois grupos.

Aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração da edilidade, bem como do Instituto do Património Cultural (IPC) na realização desta festa, que termina no dia 10 de Maio, assim como o apoio da associação dos maienses residentes na Praia.

Por seu lado, Lisandra Daniela Évora, rainha da festa dos Tabanquinhas da ilha do Maio, fez saber que durante esse período também realizaram um leque de actividades para celebrar esta manifestação cultural a mais ancestral da ilha.

Também aproveitou para agradecer a colaboração de todas as pessoas, frisando que continuam a manter “o espelho nos mais velhos”, para perpetuar esta actividade cultural da ilha.

De acordo com Lizandra Évora, o ponto alto da festa vai culminar com a missa seguida de um desfile até a cruz e depois terminará com um almoço convívio entre os festivaleiros.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos