Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Líder Parlamentar do MpD convicta de que a ilha está a ter ganhos em vários aspectos

Porto Inglês, 31 Jan (Inforpress) – A líder Parlamentar do MpD (Poder), Joana Rosa, disse hoje que está convicta de que a ilha do Maio está a ter ganhos em vários aspectos, com destaque para o arranque da obra da requalificação do porto.

Segundo Joana Rosa, com esta intervenção o partido que está a governar o país pretende melhorar a conectividade de e para ilha com mais segurança e regularidade, algo que, na opinião da parlamentar, vinha sendo negado aos maienses durante vários, durante a governação do PAICV, agora o maior partido da oposição em Cabo Verde.

Conforme assegurou a líder parlamentar do MpD, para que a ilha possa desenvolver-se é fundamental que haja infra-estruturas, principalmente um porto com condições que permitam a atracagem de navios rol-on roll-off, de modo a possibilitar aos passageiros viajar sem nenhum constrangimento.

Defendeu que com isso, os investidores privados terão a oportunidade de construir as suas infra-estruturas hoteleiras e não só na ilha e, por esta via, contribuir para a melhoria de condição de vida dos maienses.

Joana Rosa lembrou, igualmente, que o projecto da requalificação do porto do Maio engloba o apoio aos pescadores, cooperativa de sal, assim como ao centro de formação profissional, crédito a mulheres chefes de famílias e jovens com formação profissional nos diversos sectores da economia.

Questionada se o andamento das obras da requalificação do porto do Maio está a decorrer de acordo com o previsto, Joana Rosa reconheceu que numa “obra daquela envergadura” é “natural que haja algum atraso” em um ou outro aspecto, mas que, no cômputo geral, a empresa está trabalhar e que no prazo estabelecido a ilha vai ter um porto totalmente remodelado.

Os deputados do movimento para democracia estiveram reunidos esta manhã com a Delegada do Ministério de Agricultura e Ambiente, e de acordo com a líder parlamentar, estão a ser assegurados cerca de 200 empregos durante todo o ano, direccionados às famílias com mais vulnerabilidade financeira no mundo rural.

“Como se sabe, na ilha do Maio faz-se muito a criação de gado e o trabalho que a Delegação do MAA tem vindo a fazer é muito meritório para mitigar os efeitos do mau ano agrícola, com a criação de emprego e apoio aos criadores de gado, além de estar a trabalhar em parceria com a Câmara Municipal em obras de embelezamento das nossas localidades e contribuir para a criação de emprego, o que é fundamental”, salientou.

Joana Rosa garantiu ainda que, nos próximos tempos, a ilha vai ser contemplada com a dessalinização de água salobra para a agricultura, além de projectos na área marítima que serão implementados, nomeadamente, uma loja de venda de materiais de pesca.

A deputada afiançou ainda que estão a trabalhar para que a salina da ilha venha a ter um espaço balnear, e, com isso, atrair mais turistas.

Referente ao horário dos voos, Joana Rosa diz discordar com o plano de voo em vigor, mas assegurou que os aviões estão a chegar cheio à ilha.

De todo modo, garantiu que estão a trabalhar, juntamente com a companhia de viagem, no sentido de se melhorar este aspecto, embora tenha admitido que está sendo garantido a previsibilidade do horário.

A deputada eleita pelo círculo eleitoral do Maio pelo MpD avançou ainda que, durante esta tarde, vão ter encontro com o pároco local e conhecer o andamento das obras de restauro da igreja matriz de Nossa Senhora da Luz e da Capela de Morrinho.

Os deputados visitaram várias instituições durante o dia de hoje e vão retomá-las no sábado iniciando a os contactos com a Câmara Municipal e depois deslocações a todos os povoados da ilha

WN/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos