Maio: Gil Mendes e Edna Lima são os vencedores de “Maio Ocean Trail” na categoria de trail long

Porto Inglês, 15 (Inforpress) – O atleta Gil Mendes oriundo de Santa Catarina e a sua colega da Emicela Team Edna Lima, foram os vencedores de trail long da primeira edição do “Maio Ocean Trail”, que aconteceu hoje na ilha Maio.

Gil Mendes que chegou à meta na primeira posição com um tempo de 02h32 minutos, manifestou a sua alegria em puder repetir o feito que tinha conseguido em São Nicolau, uma prova que não foi fácil, salientando que a prova do Maio foi um pouco diferente, tendo em conta que o percurso é relativamente plano, embora com alguma montanha pelo caminho.

“Foi uma prova um pouco diferente, porque o percurso é mais plano, mas tivemos que passar pelas dunas, onde tive que diminuir a velocidade, visto que na areia não é possível correr com aquela velocidade, de todo modo gostei muito”, sublinhou.

Gil Mendes mostrou-se “satisfeito” com o apoio que tem recebido dos seus colegas e da organização, e prometeu trabalhar para estar no mesmo nível ou até ainda melhor na prova que se vai realizar na ilha de Santiago, no próximo mês de Setembro, para ficar em primeiro lugar.

O segundo lugar coube ao atleta Wilson Cabral, com o tempo de 02h39 minutos, para quem a prova “não foi fácil” para ninguém, mas mostrou-se feliz por ficar em segundo lugar, acrescentando que deparou com alguns constrangimentos durante a sua passagem pelas dunas de Morrinho, onde a areia acabou por entrar no seu tênis, mas manteve-se sempre focada no seu percurso, com vista a manter sempre nas primeiras posições.

“Mas só na parte final senti um pouco de má disposição, por isso não consegui acompanhar o meu colega que ficou em primeiro lugar, e que aproveito para dar os parabéns pela sua conquista”, destacou.

Na categoria feminina trail long, Edna Lima ficou em primeiro lugar com o tempo de 04h04 minutos, embora na parte final decidiu cortar a meta juntamente com as colegas e explicou que esta decisão foi tomada por todas, visto serem as três mulheres que participaram na prova, tendo considerado ser uma realidade diferente do que estava habituada e prometeu trabalhar para manter esta posição na prova da ilha de Santiago.

No segundo lugar ficou a atleta Crisolita Silva e no terceiro Ana Furtado.

No trail curto, o atleta Édery Semedo, de 18 anos, conseguiu cortar a meta em primeiro lugar, por isso expressou a sua alegria por ter conseguido o feito, embora reconheceu que foi “bastante cansativo” e aproveitou para agradecer a Câmara de Santa Catarina, que os apoiaram para estarem presentes nesta prova.

No segundo lugar ficou o atleta Artur Silva e no terceiro lugar ficou o maiense Claudio Freire, que no momento estava radiante por conseguir um lugar cimeiro na prova, uma vez que, segundo contou, foi a sua primeira participação no evento do tipo, pelo que disse ter representado a ilha da melhor forma, forma, afirmado que caso forem criadas as condições, vai representar o Maio na ilha de Santiago.

“É preciso que na ilha do Maio, as autoridades locais criem eventos que permitam que as pessoas pratiquem o desporto, principalmente o atletismo que ainda é pouco valorizado e praticado”, desabafou.

Já no percurso trail curto feminino, a vitória sorriu para a atleta Itelvina Reis, oriunda da ilha de Santo Antão, pertencente a escolinha de Eliseu Fortes, com o tempo de 01h38 minutos, e que também já tinha vencido a prova realizada em São Nicolau, por isso disse estar “feliz”, por conseguir mais uma vitória, frisando que a prova foi “tranquila”.

Itelvina Reis disse que ainda não pode garantir a sua presença na prova a ser realizada na ilha de Santiago, mas caso for possível a sua participação prometeu fazer de tudo para conseguir estar no pódio.

Na categoria feminina, o segundo lugar pertenceu a atleta Daniela Furtado com o tempo de 02h13 minutos, e no 3º lugar ficou, Jennifer Rodrigues com o tempo de 02h16 minutos.

WN/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos