Maio: Gabinete do ICCA ganha o seu primeiro Centro Ludoteca para as Crianças da ilha

Porto Inglês, 01 Nov (Inforpress) – O gabinete do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, na ilha do Maio, foi contemplado com o seu primeiro Centro Ludoteca para a realização de actividades extra-escolares no centro de dia destinado às crianças da ilha.

Em declarações à Inforpress, a presidente do ICCA, Maria Livramento assegurou que este centro veio a complementar as actividades que o centro do dia tem vindo a realizar neste, praticamente, um mês de existência que contou com financiado da Associação Smile Kits e outros parceiros como a Associação Cadjetinha, a Delegação do Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, a Fundação Maio Biodiversidade e a Câmara Municipal do Maio.

“Com isso queremos demonstrar a nossa parceria com as instituições que estão engajadas na protecção das crianças, com vista a que as crianças do Maio tenham os seus direitos garantidos e respeitados por todos”, afiançou sublinhando que a inauguração deste centro vai complementar o centro de dia com actividades lúdicas, de forma a poderem brincar e aprender várias actividades.

Conforme avançou a presidente do ICCA, a criação deste centro veio na sequência da criação do centro de dia, impulsionada por uma investidora estrangeira, Nanda Santoro, que contou com a pronta colaboração da associação Smile Kits e que também foi acarinhada por outros parceiros.

Aquela representante garantiu que este tipo de iniciativa não vai parar por aqui enfatizando que estão delineados outros apoios por parte de outras associações para criarem mais alternativas às crianças e as famílias mais vulneráveis da ilha, que precisam de uma atenção especial do ICCA na ilha.

Por seu lado, o representante da associação Smile Kits, Jorge Santos, fez saber que esta iniciativa de criar este centro surgiu, aquando da visita que aquela associação realizou à ilha para apoiar escolas das localidades de Barreiro, Pilão, bem como Pedro Vaz e Ribeira Dom João, durante a qual foi-lhes colocada esta preocupação, prontamente aceite.

Jorge Santos precisou que a criação daquele centro, visa criar oportunidades para que as crianças que frequentam o centro de dia tenham a possibilidade de preencherem os seus tempos livres após o período escolar, de modo a puderem aprender outras vertentes culturais como música, leitura e não só, acrescentando que já se encontra no centro cerca de trinta flautas para o início das aulas de música, que vai abarcar também outros instrumentos.

“Vamos também apoiar o centro com outros instrumentos como guitarra, cavaquinho para que possam concorrer ao programa de bolsa de acesso à cultura”, informando que este é um projecto pioneiro tanto para a Associação que representa como para a ilha do Maio e prometeu que estão abertos a outras iniciativas do género consoante as suas condições financeiras.

O nosso entrevistado acrescentou ainda que está prevista a entrega de materiais escolares, ainda esta semana, às escolas do ensino básico obrigatório nas localidades de Morro e Morrinho, e, para o próximo ano, vão contemplar a escola da vila da Calheta.

WN/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos