Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Fundação Maio Biodiversidade realiza campanha de limpeza nas praias a norte da ilha

Porto Inglês, 22 Mar (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade (FMB) realiza sábado uma campanha de limpeza nas praias mais a norte da ilha, em que os lixos vão ser aproveitados para serem utilizados na construção de uma sala de formação em artesanato.

O técnico da FMB Nelito dos Reis disse à Inforpress que as praias mais a norte, como Praia Real, Lage Branca e Galeão, são muito procuradas pelos turistas e recebem muitas tartarugas careta-careta no momento da desova, pelo que o objectivo é tentar mantê-las limpas, embora admita que isso nem sempre é possível.

Esclareceu que os lixos encontrados são provenientes de vários destinos e trazidos pela correnteza e que vão aproveitar, principalmente as garrafas de plástico, para servirem como tijolos para se construir uma pequena sala, que vai servir de espaço de formação em artesanato.

Segundo informou Nelito Dos Reis, esta foi uma iniciativa de um munícipe, que também tem demonstrado a sua preocupação com a questão ambiental, e que foi prontamente abraçada pela FMB.

“Vamos apoiar e acompanhar e, se tudo correr bem, vamos aproveitar desta experiência para implementarmos em outras localidades da ilha e, quiçá, levá-la para outra parte do país”, fez saber, acrescentando que a FMB está disposta em ajudar na procura de outros parceiros para a efectivação de iniciativas do género.

“Com esta iniciativa, também vamos deixar de cometer algo que não é muito bom e que tem sido praticado ao longo dos anos, que é a queima de lixo, principalmente o plástico”, realçou lamentando o facto de ainda nem todo o lixo ser aproveitado.

Esta vai ser a primeira campanha de limpeza a ser realizada este ano pela FMB naquelas praias, pelo que Nelito dos Reis admitiu a possibilidade de realizarem mais uma acção do tipo ainda antes do início de Verão.

Para este técnico, outras instituições com responsabilidade neste sector deveriam ter a mesma atitude que a FMB tem mostrado nos últimos anos e a população também deveria ter iniciativas que poderiam contar com a FMB e outras instituições como parceiras.

A organização aguarda cerca de 60 participantes de diversas localidades, tanto estudantes que entraram em férias a partir de hoje, como jovens e técnicos de FMB e outras instituições parceiras.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos