Porto Inglês, 22 Mai (Inforpress) – Uma delegação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) realizou este fim-de-semana uma visita à ilha para se inteirar das condições das instalações do estádio municipal, com vista à realização da fase final do campeonato nacional.
Segundo o vice-presidente da FCF, Paulo Santos, esta é primeira visita que estão a realizar à ilha, para tomar o pulso das condições das infraestruturas desportivas, como sanitárias, tendo para o efeito se deslocado ao estádio municipal Dau d´Segunda, afim de conhecerem a realidade local.
Conforme afiançou aquele representante, o estádio municipal reúne “excelentes condições” para receber este evento que vai acontecer no dia 08 de julho, o primeiro a ser levado a cabo na ilha,
O responsável informou que a delegação que chefia também manteve contactos com a Delegacia de Saúde, Policia Nacional, bem como com a associação regional de futebol do Maio e a Câmara Municipal.
Paulo Santos fez saber que o estádio tem capacidade para receber duas mil e quinhentas pessoas, porém, frisou que aconselharam, tanto à associação regional de futebol do Maio, como à edilidade, no sentido de criarem as condições para ser instalada uma bancada amovível, de modo a receber pelo menos mais quinhentos espectadores.
A ideia, explicou, é acolher cerca de três mil pessoas durante o jogo da final do campeonato nacional de futebol.
Paulo Santos disse ainda que durante este fim-de-semana contactaram alguns empreendimentos turísticos que podem receber tanto as equipas como todo o staff da Federação que vão estar na ilha para organizar aquela partida de futebol, considerada a mais importante do país.
No mesmo sentido, afiançou que estão a encetar os contactos com a empresa InterIlhas, no sentido de planificarem da melhor forma o plano de viagem, afim de possibilitar que venham o maior numero possível das pessoas, tanto das outras ilhas como da vizinha ilha de Santiago.
“Nós também estamos a trabalhar para ver a questão de eventos culturais para que não seja somente o jogo da final, mas sim que seja uma semana completa de actividades culturais e que o slogam realmente funcione para que possamos divulgar os potenciais da ilha”, ressalvou, reconhecendo o papel tanto da autarquia como da Associação Regional de Futebol na promoção desta modalidade desportiva na ilha.
Por seu lado, o vereador de desporto da Câmara Municipal do Maio, Carlos Tavares, afiançou que após terem assinado o protocolo de parceria com a FCF, agora estão a receber os inputs daquela instituição para que possam organizar da melhor forma este evento que vem merecendo cada vez mais a valorização e visibilidade a nível nacional.
Carlos Tavares defendeu que a responsabilidade da autarquia na realização deste evento é “enorme”, mas admitiu que também é de todos os maienses..
Manuel Oliveira, que é o dirigente do órgão máximo de futebol na ilha do Maio, disse que este evento vai dignificar e ficar para a história da ilha, pelo que apelou ao engajamento de todos intervenientes e dos maienses, com vista a uma adequada preparação, para que o mesmo supere a edição do ano passado que decorreu na ilha da Boavista.
Manuel Oliveira considera que a ilha reúne todas as condições para receber este evento. Aliás, frisou que isso foi manifestado pela delegação que esteve de visita, tanto às instalações desportivas como aos empreendimentos turísticos.
WN/JMV
Inforpress/Fim