Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Escola do Ensino Básico Obrigatório de Morrinho leva prendas à todas crianças locais e da localidade de Cascabulho

Porto Inglês, 01 Jun (Inforpress) – A Escola do Ensino Básico Obrigatório de Morrinho assinalou o Dia Internacional da Criança com uma alvorada logo pelo inicio do dia e terminou com entrega de prendas a todas as crianças daquele povoado e da localidade de Cascabulho.

Em conversa com a Inforpress, a professora Isolna Ramos assegurou que o dia iniciou-se com uma alvorada,  logo pelas 06:00 da manhã, e que o objectivo foi acordar as crianças com uma canção, num dia dedicado a elas.

Outro objectivo, indicou,  foi passar uma mensagem de higiene que elas devem seguir em casa, neste tempo de pandemia, embora a ilha ainda não tenha registado nenhum caso, algo que também tiveram em conta durante a entrega das prendas.

A docente afiançou que esta foi a forma encontrada pelos docentes da referida localidade que leccionam em diversos estabelecimentos de ensino na ilha para assinalar a efeméride.

A iniciativa contou com a colaboração dos formandos que se encontram em instituições de formação superior, com vista a não deixar o dia “passar em branco”, ocasião aproveitada também para a entrega de um kit com diversos artigos às crianças das redondezas.

“Conseguimos levar presente a cerca de 150 crianças da localidade de Morrinho e Cascabulho, por isso consideramos ser um sucesso, porque antes tínhamos previsto contemplar somente crianças que se encontram no jardim e até a 6º classe. Mas acabamos por abarcar crianças de menos de um ano até às do 7º anoa escolaridade. Mesmo na localidade de Cascabulho conseguimos contemplar crianças que se enconram no 8º ano, por ser uma localidade mais pequena”, salientou.

Conforme explicou, esta acção abarcou tanto as crianças da localidade de Morrinho como as do povoado vizinho,  Cascabulho, tendo em conta que recebem alunos daquela povoação.

Salientou, por outro lado, que o sucesso conseguido ficou-se a dever ao apoio que receberam dos parceiros, dos quais destacou a Delegação do Ministério de Educação na ilha, ICCA, da Associação para Desenvolvimento Comunitária da localidade de Morrinho , dos parceiros da escola local, além da colaboração dos docentes daquela povoação.

Isolina Ramos ressalvou ainda que o maior prazer foi ver a alegria a estampada no rosto das crianças no momento da recepção das prendas, por se tratar de algo que estavam à espera.

Lembrou que todos os anos fazem uma festa para assinalar este dia e este ano foi um pouco diferente, mas mesmo assim “foi muito bom”, uma vez que se cumpriu “todos os procedimentos de colocar o álcool-gel nas mãos, cumprir distanciamento social e, por isso, “estamos satisfeitos, apesar do cansaço”.

WN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos