Porto Inglês, 07 Set (Inforpress) – A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação presidiu hoje à inauguração das obras de requalificação da Avenida Amílcar Cabral, no Maio, e considerou que a ilha tem sido “exemplo” na parceria e implementação do programa PRRA.
Eunice Silva começou por relembrar que a parceria entre a edilidade e o governo no que se refere a requalificação urbana começou na localidade de Figueira, e já se estendeu por todas as localidades deixando-as mais atrativas e aprazíveis para os habitantes e para todos aqueles que visitam a ilha.
“Vamos terminar o PRRA [Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades], em termos de requalificação urbana na ilha do Maio, como exemplo para as outras ilhas e municípios, porque nem tudo está no mesmo nível de grau de desenvolvimento de infra-estruturas sociais”, informou acrescentando que vão continuar a implementar o programa, mas em outras frentes, com enfoque no planeamento, saneamento e ambiental.
Eunice Silva considerou que a ilha do Maio ganhou uma nova visibilidade com a requalificação da avenida Amílcar Cabral, e aproveitou a ocasião para exortar os moradores daquela avenida a “preservar, cuidar e valorizar” todo o trabalho feito.
Reconheceu que houve algum atraso na conclusão das obras, lembrando que isso tem vindo a acontecer um pouco por todo o país, visto que são infraestruturas realizadas com recursos nacionais, e que em certa altura tiveram que recorrer ao financiamento bancário.
A ministra frisou ainda que, em parceria com a Câmara Municipal e a imobiliária IFH, estão a trabalhar para criarem habitações para imigrantes, como forma de se evitar a construção de barracas como aconteceu nas ilhas da Boa Vista e do Sal, uma vez que se perspectiva um desenvolvimento turístico para ilha nos próximos anos.
Questionado sobre algum descontentamento das pessoas sobre as obras realizadas no porto do Maio, Eunice Silva fez saber que a infraestrutura foi testada a base de um estudo feito num laboratório fora do país e por especialistas na matéria, por isso considerou ser “boa” [infra-estrutura].
A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação presidiu também a inauguração das obras de ligação de água ao domicílio no bairro de Montin de Lume e assegurou que ficou “satisfeita” por ver que as famílias contempladas ficaram agradadas com os trabalhos realizados pela autarquia.
WN/CP
Inforpress/Fim