Maio: Director nacional da Policia Nacional considera “satisfatória” visita à ilha do Maio

Porto Inglês, 14 Fev (Inforpress) – O director nacional da Polícia Nacional, Emanuel Estaline Moreno, fez hoje um “balanço satisfatório” da visita de dois dias ao Maio, por ter constatado que a ilha tem vindo a conseguir vários ganhos.

O superintendente-geral realçou que anos últimos têm havido redução de registo da criminalidade na ilha e com tendência para diminuição, graças, por um lado, a colaboração da população e, por outro, ao desempenho e esforço que a unidade da Esquadra vem realizando com introdução do policiamento de proximidade.

“A situação é de tranquilidade, os números têm vindo a diminuir pelo quarto ano consecutivo, de modo que não estamos satisfeitos, porque temos que fazer mais”, afirmou prometendo continuar a trabalhar nesse sentido.

Emanuel Estaline Moreno considerou “excelente” o relacionamento entre a Policia local e os vários parceiros na ilha, no entanto salientou que durante o encontro que manteve com os efectivos registou algumas preocupações, lembrando que já resolveram vários problemas, e conseguiram melhorar as condições de trabalho.

No que se refere as instalações da esquadra policial, o director nacional da Polícia Nacional garantiu que existe “um bom edifício” na ilha, todavia reconheceu existir ainda alguns aspectos de funcionamento que carecem de ser melhorados, pelo vão continuar a dar atenção para a sua melhoria.

Referente ao contingente de efectivo, Emanuel Estaline Moreno, lembrou que a Esquadra foi recentemente contemplada com mais cinco efectivos, no entanto fez saber que ainda é preciso reforçar o número de contingente, tendo em conta que a ilha está a crescer e as demandas tornam-se cada vez maiores, o que implica uma resposta pronta da Policia Nacional.

“Vamos ter que reforçar no domínio da Policia Marítima, visto que existe um fluxo entre Maio e Pedra Badejo, temos uma embarcação que faz a fiscalização, mas vamos ter que reforçar a nossa capacidade de fiscalizar”, salientou acrescentando que o sector do turismo tem vindo a crescer na ilha, o que carece de uma atenção especial daquela instituição.

Questionado quais as questões que têm merecido atenção da Esquadra local, Emanuel Estaline Moreno respondeu que a unidade tem registado um “ligeiro aumento” de casos de violência baseada no género doméstica, mas que no computo geral tem havido uma ligeira diminuição em percentagem em relação ao anos anteriores.

“Estamos com menos de oito por cento em comparação com os anos de 2018 e 2019, portanto aqui é reforçar o nosso trabalho no domínio da prevenção, dar uma melhor atenção às reclamações mais frequentes, contando com outros parceiros com responsabilidade neste sector”, sintetizou.

Durante a sua estada na ilha o director nacional da Policia Nacional manteve encontros com o edil maiense, Miguel Rosa, e com procurador e juiz da comarca.

WN

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
  • Galeria de Fotos