Maio: Delegado de Saúde garante instalação de Gabinete de Apoio do Utente a partir deste mês

Cidade da Praia, 07 Out (Inforpress) – O delegado de Saúde do Maio avançou que a unidade sanitária do município passa a contar a partir deste mês com um Gabinete de Apoio ao Utente, que visa melhorar e garantir a prestação dos serviços de saúde.

Nilson Sanches, que falava à Inforpress, elucidou que o objectivo da criação do referido gabinete enquadra-se no programa do Ministério da Saúde destinado a todas as unidades sanitárias e hospitais centrais do país.

O Gabinete de Apoio ao Utente, segundo o responsável, é um serviço que tem por missão recolher, tratar e encaminhar as reclamações, sugestões e agradecimentos, informar, orientar e apoiar os utilizadores do Centro de Saúde nas questões colocadas sobre diferentes assuntos a nível de saúde e doenças.

“Vamos instalar neste mês um gabinete de informação aos utentes em que em que cada membro de uma família poderá procurar informações sobre o estado de saúde da família, ou informações sobre doenças variáveis. Entretanto, não queremos fazer desse gabinete um espaço só para facultar informações, mas sim um espaço de proximidade entre o centro e os utentes”, disse.

Além de informar e orientar os utentes, o referido gabinete, prosseguiu, servirá de igual modo para tratar dos serviços de evacuações e consultas, uma medida, que no seu entender, irá diminuir os casos de urgências e permitir organizar os serviços.

Disse, por outro lado, que com vista a promover e garantir melhorias a nível da prestação de serviços de saúde têm promovido regularmente campanhas de sensibilização, feiras de saúde, e celebração das diferentes efemérides, de forma a alertar as pessoas sobre como ter uma vida saudável.

“Temos conseguido diminuir o número de demandas espontâneas para consultas programadas que são realizadas as segundas, quartas e sextas-feiras. Há casos excepcionais mas o objectivo é de garantir a capacidade de respostas e sensibilizar os nossos utentes que quanto maior for a programação melhor será qualidade de prestação de serviço”, referiu, revelando que no segundo trimestre deste ano foram efectuadas cerca de 700 consultas programadas.

A equipa médica do Centro de Saúde do Maio, prosseguiu, tem cumprido o calendário anual de consultas, deslocando-se uma vez por mês a cada povoado da ilha, com excepção da vila da Calheta, a segunda localidade mais povoada da ilha, que recebe a equipa médica a cada 15 dias para realização de consultas e tratamento de doentes.

Salientou, por outro lado, a importância do serviço de saúde escolar em funcionamento desde 2015, em que uma enfermeira é destacada para serviços comunitários percorrendo os diferentes pólos educativos da ilha, para se inteirar sobre o estado de saúde dos alunos, fazer, campanhas de sensibilização, palestras e que havendo necessidade a mesma faz o encaminhamento dos alunos para o Centro de Saúde.

Nilson Sanches concluiu afiançando que a sua equipa está engajada em continuar trabalhar para melhorar a qualidade de serviço de saúde na ilha do Maio, vencer os desafios e garantir a melhoria de condições de vida dos utentes.

 

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos