Maio: Centro Zootécnico da Calheta já conta com o serviço de apoio de vídeo vigilância

Porto Inglês, 19 Fev (Inforpress) – O Centro Zootécnico da vila da Calheta, no Maio, já conta com o serviço de vídeo vigilância, para apoiar na segurança do perímetro florestal, considerado o maior do país, garante o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Esta garantia foi dada pelo governante durante a sua visita ao Centro Zootécnico para se inteirar do funcionamento daquele equipamento que vai auxiliar e reforçar o trabalho dos guardas florestais na segurança do perímetro florestal da vila da Calheta.

“Lançamos no Maio um novo modelo de vigilância dos perímetros florestais, como se sabe o Estado tem um efectivo grande de guardas florestais espalhado por todo o país, mas que, neste momento, precisa de bastante melhorias”, sublinhou, afiançando que, por isso, decidiram introduzir o serviço de vídeo vigilância para ajudar e reforçar todo o sistema.

A mesma fonte garantiu ainda que o projecto está a andar “muito bem” e já com resultados, pelo que vão aproveitar esta experiência para introduzirem em outras ilhas, principalmente nos perímetros que fazem parte das áreas protegidas, onde também há actividades turísticas em curso, que precisam ver as suas vigilâncias reforçadas.

Questionado para quando a entrada em funcionamento do plano de gestão do “parque norte da ilha do Maio”, Gilberto Silva respondeu que têm também um bom projecto em curso financiado pelo GEF, que vai justamente apoiar na implementação de muitas actividades desenvolvidas no quadro das áreas protegidas e com ligação ao turismo, cujo projecto denomina-se Biotour.

O ministro do Ambiente fez saber igualmente que este projecto está enquadrado ainda no projecto de candidatura da ilha a património mundial da biosfera da Unesco, salientando que o processo “está muito avançado” e que contam apresentar a candidatura ainda este ano, no mês de Setembro.

Gilberto Silva lembrou ainda que a ilha foi a primeira a ser contemplada com o “master plan” agrosilvopastoril, o que, na sua opinião, está a trazer ganhos para o Maio, pelo que, avançou, esta experiência vai ser levada às outras ilhas do país.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos