Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Centro de Formação Profissional capacita jovens em guia turístico

 

Porto Inglês, 31 Mai (Inforpress) – Um total de 12 jovens maienses concluíram hoje,  uma acção de formação de 100 horas em guia turístico promovida pelo Centro de Formação Profissional do Maio em parceria com a  Autoridade Turística, avançou hoje à Inforpress Julieta Dono.

Em conversa com a Inforpress, a directora do Centro de Formação Profissional do Maio, Julieta Dono, assegurou que a partir de agora os formandos estão capacitados, para prestarem de melhor forma o serviço de guia turístico na ilha, facultando aos turistas as informações sobre a história, os bens culturais, naturais e patrimoniais do país e da ilha do Maio em particular.

Segundo Julieta Dono, inicialmente a formação foi destinada aos 20 jovens, mas no decorrer da mesma alguns acabaram por desistir, razão pela qual somente 12 formandos concluíram a capacitação.

Adiantou igualmente aquela responsável que “esta formação veio mesmo a calhar”, porque a ilha estava mesmo a precisar de guias turísticos capacitados e credenciados para que quando um turista ou um grupo de turistas visitarem a ilha, poderem ter pessoas que os guie e lhes dê informação sobre a história, os sítios de interesse e a cultura local.

“Esperamos que os formandos venham a ser pro-activos na procura de clientes e que façam bom proveito do que aprenderam durante este tempo, ao mesmo tempo que divulguem o máximo possível as informações importantes e de interesse da ilha”, perspectivou.

Julieta Dono disse ainda que estão a contar com a parceria da Fundação Maio Biodiversidade que, por sua vez, vai dotar os formandos sobre a existência dos diversos tipos de aves na salina de Porto Inglês e em toda a ilha, bem como as tartarugas marinhas, visto que a ilha recebe muitos turistas que procuram este tipo de turismo.

De acordo com aquela responsável, esta formação enquadra-se no programa do Ministério da Economia e Emprego e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Maio, Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, e supervisionado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Julieta Dono informou ainda que o Centro de Formação Profissional vai ministrar na próxima semana uma formação sobre a empregabilidade aos jovens que possuem o 12º ano de escolaridade, ou que possuem a formação profissional ou superior que estão à procura do primeiro emprego. Aproveitou para exortar aos jovens que estejam nesta situação que se desloquem ao Centro a fim de fazerem a inscrição o quanto antes.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos