Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Câmara Municipal inaugura obras de requalificação na localidade de Pedro Vaz

Porto Inglês, 25 Ago (Inforpress) – A população de Pedro Vaz, na ilha do Maio, receberam as obras de requalificação da localidade, que vai criar melhores condições de vida, quer ambiental, quer económico, dentro do padrão da realidade e da modernidade cabo-verdiana.

As afirmações são do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que presidiu esta segunda-feira, o acto de entrega das referidas obras de requalificação, que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa.

“São estas pequenas obras que a oposição teima em não reconhecer, mas que enchem de orgulho a população de Pedro Vaz, basta ouvir o que as pessoas estão a dizer”, salientou, informando que a Capela de Penoso vai ser contemplada no próximo eixo do PRAA com obras de restauração, lembrando que uma equipa do Instituto do Património Cultural (IPC) esteve no terreno a fazer todo o levantamento das necessidades.

Por seu lado, o edil maiense, Miguel Rosa, fez saber que a autarquia investiu mais de 15 mil contos na requalificação daquela localidade, enquadrada no eixo do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRAA), fruto da parceria entre a edilidade e o Governo, o que permitiu a criação de postos de trabalho durante a execução dos trabalhos.

“Quem conhece bem Pedro Vaz sabe que aqui foi algum tempo centro da zona norte, mas tem sofrido com a desertificação humana, mas nós estamos a devolver a Pedro Vaz todo o encanto que teve e nós acreditamos que brevemente, algumas pessoas desta localidade vão regressar para viverem aqui”, defendeu.

Miguel Roda enfatizou, ainda, que a autarquia também investiu na reabilitação de moradias naquele povoado, em que alguns chefes de famílias deparavam com problemas de infiltração de água das chuvas.

“Neste momento, cerca de 90% da ilha já foi requalificada e nós acreditamos que daqui a seis meses, se se continuar com a mesma dinâmica e com o mesmo ritmo, 95 a 98% da ilha estará requalificada, isso é fundamental para atrair investimento, para melhorar a imagem e para termos povoados cada vez mais atractivos”, defendeu.

O morador da localidade de Pedro Vaz Carlos Manuel Duarte, expressou a sua satisfação pela realização dos trabalhos e desabafou que os jovens almejam mais investimentos naquele povoado, apontando como exemplo a construção de uma praça para puderem divertir-se, principalmente a noite.

A mesma opinião defendeu Urbano Duarte para quem os investimentos feitos vieram contribuir para o embelezamento daquele povoado, porém advogou que deveria ser feito algo mais como a construção de uma praça, frisando que isso tem sido uma das maiores reclamações, principalmente da camada jovem.

WN/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos