Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Bixe Rotcha acolhe este sábado prova inédita de natação em mar aberto

Porto Inglês, 24 Nov (Inforpress) – A praia de Bixe Rotcha vai acolher este sábado, pelas 10 horas, uma prova inédita de natação em mar aberto, em que os participantes vão percorrer cerca de cinco quilómetros no percurso rotcha/porto do Maio.

Segundo um dos elementos da organização, Reulitos Santos Rocha, esta prova enquadra-se no concurso nacional que vai ser realizado na ilha do Sal, pelo que o vencedor da prova deste sábado vai representar a ilha naquele evento, razão porque, tanto ele como os restantes dois colegas, estão a treinar com afinco com vista a, não só, vencer este desafio mas também representar da melhor forma possível a ilha do Maio.

Conforme explicou, por ser uma prova exigente a que não estavam acostumados, porque o percurso inicia no antigo cais (rotcha) ao porto do Maio, durante três vezes, num percurso de cerca de cinco quilómetros.

Reulitos Santos Rocha afiançou que no início foram dias muito cansativos, porque exige muito esforço, mas garantiu que nestes três meses de treino já se sentem preparados, visto que muitas vezes treinam em conjunto.

Aquele nadador, que também presta serviço de nadador salvador durante o Verão, aproveitou a ocasião para pedir aos jovens e aos maienses, em geral, para se fazerem presentes na praia de Bixe Rotcha, a fim de apoiarem os participantes e, quiçá, tomarem gosto pela prática desta modalidade que, na sua opinião, precisa ser implementado com mais organização na ilha.

Neste particular afiançou que ele e alguns colegas estão a pretender criar uma associação de natação para organizarem eventos do tipo, com mais regularidade, mas antes admitiu ser necessário o apoio a escola de natação que está também em vias de criação, mas que tem vindo a dar aulas aos fins-de-semana.

“Sabemos que por ocasião da festa de Santa Cruz, a Câmara realiza concursos de natação, mas num pequeno percurso, por isso queremos, com este evento, mostrar que pode ser possível ampliar a distância, o que vai permitir melhor preparação dos atletas e melhor organização”, salientou.

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos