Porto Inglês, 04 Mar (Inforpress) – A Associação Joaninha, com apenas um ano de existência na ilha do Maio, já prestou cuidados de saúde animal, abrangendo mais de 2.600 cães e gatos, informou hoje à Inforpress a responsável daquela instituição, Vani Fernandes.
A também veterinária da Associação Joaninha assegurou que a iniciativa de criar a referida organização partiu da colega e fundadora da referida associação, que é uma cidadã italiana, que durante a sua estada na ilha deparou com uma situação de “falta de cuidados”, principalmente para com cães e gatos.
Conforme afiançou aquela veterinária, o ponto focal da associação neste primeiro ano de actividade tem vindo a ser, principalmente, no atendimento à saúde animal, informando que até este momento já conseguiram tratar cerca de 2.600, abarcando todas as localidades da ilha.
Vani Fernandes contou que no início havia uma certa resistência por parte das pessoas em relação ao tratamento dos seus animais, sublinhando que a situação tem vindo a inverter-se ao ponto de as pessoas estarem neste momento a solicitarem o tratamento aos seus animais.
Realçou ainda que durante as deslocações que realizam semanalmente às diversas localidades, como no consultório tem havido uma “boa adesão” das pessoas, fruto do trabalho de sensibilização que estão a realizar junto dos donos dos animais.
“Os donos também precisam saber dos cuidados que também devem ter com os seus animais em casa”, indicou, salientando que quando um animal está bem tratado transmite segurança à família.
Aproveitou o momento para chamar a atenção das pessoas para terem mais responsabilidades com os seus animais, principalmente com os cachorros.
WN/ZS
Inforpress/Fim