Maio: Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde homenageia antigos treinadores

Porto Inglês, 06 Set (Inforpress) – A Associação de Treinadores de Futebol de Cabo Verde (ATFCV) homenageou antigos treinadores de futebol na ilha do Maio, pelo seu contributo em prol da “elevação da qualidade” desta modalidade durante as décadas de 80 e 90.

Segundo o representante da ATFCV na ilha do Maio, Alírio Martins, esta iniciativa visa reconhecer o trabalho que os treinadores de futebol fizeram naquele período, que considerou de “muita dificuldade”, mas que graças ao esforço e dedicação conseguiram concretizar a missão que, precisou, está a ter reflexos, hoje, na qualidade de futebol que é praticado na ilha.

Conforme o representante da ATFCV e também treinador de futebol, a escolha dos homenageados não foi uma tarefa fácil, mas graças aos contactos que realizaram no terreno e com a colaboração de alguns parceiros conseguiram identificar inicialmente 30 treinadores.

Contudo, nem todos puderam estar presentes por motivos vários, e os que já faleceram foram representados por familiares.

Alírio Martins reconheceu, por outro lado, que a coragem dos que no passado tiveram a ousadia de assumirem esta responsabilidade, demonstra que é possível fazer algo, apesar das adversidades, razão pela qual quiseram realizar este acto de reconhecimento para não deixar no esquecimento o trabalho que os mesmos fizeram em prol do desenvolvimento de futebol na ilha.

“O passo seguinte vai ser a aproximação cada vez mais junto da comunidade desportiva e buscar mais referencias, porque seguramente ainda existem muitos outros treinadores que precisam ser reconhecidos e dar a conhecer a nova geração, porque é importante fazer a simbiose entre as gerações”, enfatizou.

Um outro aspecto que aquele representante salientou, é a criação de um cartão para os antigos treinadores, de modo a isentá-los do pagamento da entrada no estádio municipal para assistir aos jogos.

Neste particular garantiu que estão a trabalhar juntamente com os parceiros para que venha a ser uma realidade já na próxima época futebolística.

Alírio Martins afiançou ainda que a formação dos treinadores consta do plano de actividade para este ano, pelo que aproveitou a ocasião para exortar os clubes e os amantes desta modalidade para “participarem activamente” nas suas actividades, lembrando que pretendem realizar mais uma actividade de reconhecimento ainda este mês para abranger aqueles que por um motivo ou outro não puderam estar presentes.

Por seu lado, o porta-voz dos homenageados, Anselmo Agues, disse que este é um “reconhecimento justo”, tendo em conta que ele e o seus colegas fizeram muito numa altura em que tudo era escasso e nem sequer possuíam formação ou meios para realizar um treino
“como deve ser”.

“Mas graças ao empenho e amor ao futebol conseguimos fazer alguma coisa que hoje está dando o seu fruto”, concretizou.

Anselmo Agues defendeu que é preciso também apostar mais na formação de novos treinadores, para que o futebol na ilha do Maio possa evoluir cada vez mais, embora admitiu que hoje em dia a qualidade de futebol praticado na ilha está num “bom nível”.

Por outro lado, frisou que o numero de atletas naturais da ilha tem vindo a diminuir, razão pela qual as equipas estão a recrutar maior parte dos jogadores na ilha de Santiago, sendo necessário, por isso, finalizou, apostar mais nas escolas de formação.

WN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos