Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio: Associação de Cinema e Audiovisual pretende levar filmes a todos os pontos do país e apostar na formação

Porto Inglês, 09 Jun (Inforpress) – O recém-eleito presidente da Associação de Cinema e Audiovisual, Júlio Silvão, reafirmou hoje a sua intenção de levar sessões e exposições de filmes a todos os concelhos como forma de democratizar a sétima arte no país.

Em declarações à Inforpress, Júlio Silvão assegurou que a via itinerante foi a forma encontrada para atingir este objectivo, tendo em conta a descontinuidade territorial do país, com vista a proporcionar às pessoas das localidades mais remotas de cada município conhecerem outras realidades iguais ou até mesmo diferentes do seu quotidiano.

Para tal, afiançou que vão contar com a colaboração das autarquias municipais que conhecem melhor as suas realidades e, conforme admitiu, isso passa pela criação de pontos focais da Associação em cada município aproveitando os pelouros da Cultura para dar mais visibilidade àquela organização, salientando que já existe este figurino junto da ANMCV.

Júlio Silvão informou ainda que já lançaram um apelo aos autarcas durante a reunião ordinária do Conselho Geral da ANMCV, com vista a se aproveitarem as salas de reunião das assembleias municipais que, na sua opinião, reúnem as condições para se fazer sessões de apresentação dos filmes, o que, conforme disse, vai tornar estas salas “mais vivas”.

Aquele responsável informou ainda que a associação pretende criar concursos de filmes temáticos, bem como de temas livres mas, para tal, voltou a frisar que os municípios têm um papel preponderante neste aspecto, já que também podem servir para divulgar a realidade ou história de cada ilha ou município.

Júlio Silvão acrescentou ainda que, neste momento, estão a promover a realização de filmes com recurso a telemóveis, sendo certo que sempre estará salvaguardada a questão da qualidade, pelo que a formação vai ser uma das grandes apostas da Associação.

Júlio Silvão anunciou que a tomada de posse da nova direcção vai acontecer no dia 14 deste mês numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

“Já numa segunda tomada de posse dos membros da Associação que não são residentes na Cidade da Praia, vai ser  propositadamente nas ilhas de São Vicente e de Santo Antão e vai servir para falarmos com os vários dirigentes locais, que podem vir a ser nossos parceiros”, ressalvou.

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos