Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Maio:  Artista maiense Adé Costa lança em Março próximo single intitulado “faze gato”

Porto Inglês, 19 (Inforpress) – O  artista maiense Adé Costa disse hoje à Inforpress que pretende lançar o seu segundo single, intitulado “faze gato”, no próximo mês de Março, como forma de eternizar e valorizar esta pratica social das ilhas.

O artista Adé Costa, que reside em Barcelona (Espanha), assegurou que o tema “faze gato” já está gravado e neste momento está a trabalhar a parte do videoclip que, conforme afiançou, já está bem encaminhado e, por isso, prevê que brevemente este single vai estar no mercado.

Aquele compositor e intérprete frisou ainda que esta música é um retrato do povo que vive no litoral, junto ao mar, e que têm a pesca como um dos sectores de maior relevo e, por causa disso, muitas pessoas sobrevivem ajudando os pescadores no arrasto das suas embarcações de pesca como forma de conseguirem algum peixe ou pedaço de “butxe (bucho) de atum”.

“É sabido que várias pessoas fazem isso até como forma de ganhar algum dinheiro com o peixe que conseguem arrecadar durante esse período”, frisou acrescentando que após lhe terem contado sobre esta prática acabou por se interessar e fez esta composição que, na sua opinião, está bem concebido em termos melódicos e espera que as pessoas venham a gostar.

“Já finalizamos o videoclip desta música e decorreu lindamente porque acabamos por descrever o dia-a-dia das pessoas da cidade do Porto Inglês, em que percorremos algumas ruas até à praia de bixe rotcha, onde acontece esta prática e fiquei satisfeito pelo engajamento das pessoas”, sublinhou.

Segundo o artista, a vivência do povo maiense é uma fonte de inspiração e afiançou que, para além da vida do mar que caracteriza a vivência das pessoas do Porto Inglês, também ficou fascinado pela tabanca da ilha do Maio que, na sua opinião, tem uma forma de comemoração e expressão únicas que, defendeu, deverá ser objecto de um estudo mais  aprofundado e valorizado.

“Tabanca é uma manifestação ancestral na ilha do Maio, pelo que decidi em parceria com Tibau Tavares fazer uma música sobre esta manifestação cultural e neste fim-de-semana gravamos um videoclip sobre esta música, pelo que me sinto muito honrado em puder contar com a colaboração de todas as pessoas envolvidas nesta prática”, notou.

Adé Costa posiciona-se como um “embaixador” da variante linguística maiense, mas acima de tudo da sua vivencia, algo que tanto lhe inspira porque disse acreditar que “a ilha do Maio é pouco conhecida a nível nacional e muito menos a nível internacional, em  termos da vivencia local” pelo que prefere cantar no “dialecto” maiense, “para dar a conhecer a nossa identidade”.

O nosso entrevistado fez saber que o seu próximo álbum intitulado “helou Cabo Verde”,  poderá estar no mercado ainda no primeiro semestre deste ano e contará com dez faixas musicas, sendo oito da sua autoria e dois do compositor maiense Tibau Tavares.

Porém não avançou uma data em concreto, mas disse estar esperançoso de que antes do Verão os seus fãs e não só vão puder disfrutar deste álbum que vai ser uma fusão, mas com uma forte vertente de ritmos cabo-verdianos, uma forma encontrada para assinalar o seu regresso à terra natal, após quatro anos longe das ilhas.

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos