Porto Inglês, 21 Nov (Inforpress) – Os agricultores associados da cooperativa “Cooparte”, da Ribeira Tambarina, receberam hoje uma moto-enxada no quadro do programa Maio 20/25, para realizarem os seus trabalhos.
Em declarações à Inforpress, a representante do Maio 20/25, Leonor Melo, disse que a ideia de adquirir essa moto-enxada e apoiar os agricultores da cooperativa “Cooparte” veio na sequência da implantação de um campo de produção de forrageiro.
Durante os trabalhos, detectaram que havia falta de mão-de-obra para escavar o terreno e que este é um trabalho muito duro pelo que procuram uma solução que culminou com a aquisição daquela moto-enxada, que vai passar a ser usada pelos agricultores para este fim.
Conforme avançou aquela responsável, o projecto está disponível em formar dois jovens daquela localidade, que vão ter a responsabilidade do manuseio e da reparação daquela máquina quando for necessário, adiantando que cabe à cooperativa indicar estes dois jovens.
Por seu lado, Ineuse Ribeiro, presidente da cooperativa expressou a sua satisfação e a dos colegas, sublinhando que isso vai lhes facilitar o trabalho de cavar o terreno para a plantação, lembrando que hoje em dia existe escassez de mão-de-obra no mercado, visto que há cada vez menos jovens interessados em praticar a agricultura.
Apesar de estarem a dispor de pouca quantidade de água nos seus poços, Ineuse Ribeiro assegurou que os agricultores da Ribeira Tambarina estão a lutar todos os dias para puderem ter alguma produção, enfatizando que estão ávidos de verem arrancar o projecto da dessalinização de água do mar para agricultura.
“Nós estamos no coração do Maio, por isso esperámos ser contemplados, além do mais, Figueira é a localidade mais produtiva neste momento”.
Quanto à escolha de dois jovens para serem formados, o entrevistado disse que vão escolher brevemente porque, conforme enfatizou, isso vai possibilitar que haja mais segurança e mais longevidade à máquina e melhor controlo quanto ao seu uso.
WN/HF
Inforpress/Fim