Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Mães de crianças do projecto Nôs Kaza do ICCA beneficiam de formação em costura

Cidade da Praia, 27 Ago (Inforpress) – Um grupo de 12 mães e avós das crianças em situação de risco do projecto Nôs Kaza, do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), recebe, neste momento, uma formação em costura na Confecções Alves Monteiro (CAM).

A iniciativa, segundo a administradora da CAM, partiu de uma parceria entre a Fundação Donana e o ICCA e prontamente abraçada pela CAM que ministra, de forma gratuita essa formação, visando garantir a integração laboral dessas mulheres.

A formação, que tem a duração de seis meses e que arrancou em Junho, conta com o financiamento do Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF).

Duas das mulheres já integraram a linha de produção da CAM, recebendo já o seu salário e as outras dez estão divididas em dois turnos a conhecerem a técnicas da costura e outros trabalhados realizados pela CAM.

“Todas estão com bom desempenho. Estamos a trabalhar com mulheres de diferentes faixas etárias – mães e avós que são responsáveis por essas crianças sob acompanhamento do ICCA”, disse.

A ideia da Confecções Alves Monteiro é integrar todas na sua linha de produção. Contudo, o projecto prevê que no final da formação todas terão direito a uma máquina de costura, para querendo dedicar-se ao auto emprego.

“Sempre damos a formação para o emprego, mas tudo vai depender da vontade de cada um”, explicou, indicando que há 25 anos a CAM ministra formação para grupos vulneráveis nomeadamente mulheres deficientes, mulheres reclusas entre outros grupos.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos