Madagáscar: Quase 15.000 toneladas de cacau exportadas em 2021

Antananarivo, 27 Set (Inforpress) – A quantidade de cacau exportada por Madagáscar em 2021 atingiu 14.783 toneladas, disse segunda-feira o Ministério de Industrialização, Comércio e Consumo malgaxe em comunicado.

De acordo com o comunicado, citado pela Xinhua, os Países Baixos, Malásia, Índia, Alemanha e Bélgica estão entre os cinco principais países receptores de cacau de Madagáscar, enquanto as exportações de cacau renderam um total de 24,5 milhões de dólares em 2021 para a grande ilha do Oceano Índico.

Mesmo que a quantidade de produtos malgaxes seja menor em comparação com os produtos de cacau da Costa do Marfim e Gana, Madagáscar teria o seu lugar em termos de qualidade do produto com o rótulo “100% cacau fino”, sublinha o comunicado de imprensa.

Além disso, Edgard Razafindravahy, ministro da Industrialização, Comércio e Consumo, chefiou uma delegação malgaxe à 106ª reunião da organização Internacional do cacau”, que se iniciou segunda-feira em Abidjan, Costa do Marfim, para apoiar a candidatura malgaxe para acolher a reunião “Painel ad hoc sobre cacau fino” em Junho de 2023, disse o ministério.

Em Madagáscar, cerca de 30.000 agricultores malgaxes vivem da agricultura de cacau, enquanto a medalha de ouro pela melhor qualidade do cacau em 2021 foi uma das distinções internacionais atribuídas aos plantadores de cacau em Ambanja (norte).

Inforpress/Xinhua

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos