Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Macau cria comissão de trabalho para acelerar integração no desenvolvimento da China

Macau, China, 04 Mai (Inforpress) – O Governo de Macau anunciou hoje a criação de uma comissão de trabalho para acelerar a integração na Área da Grande Baía, um plano de criação de uma metrópole mundial lançado pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

A Comissão de Trabalho para a Integração no Desenvolvimento Nacional visa “coordenar os planos gerais” e “os trabalhos preparatórios” da participação e contribuição do território na construção de dois projectos chineses: ‘Uma Faixa, Uma Rota’ e a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

O objectivo passa ainda por promover e realizar estudos e planeamento “com vista à formulação das respectivas estratégias políticas”, de acordo com uma nota divulgada no Boletim Oficial do território.

À comissão cabe também estudar e definir as políticas, estratégias e medidas de implementação do território “no âmbito da promoção da construção de ‘Um centro mundial de turismo e lazer’ e ‘Uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa’”.

A Grande Baía é um projecto de Pequim para criar uma metrópole mundial que integra Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong (Cantão, Dongguan, Foshan, Huizhou, Jiangmen, Shenzhen, Zhaoqing, Zhongshan e Zhuhai), no sul do país.

A região, que será transformada numa “área de excelência internacional” até 2035, terá cerca de 70 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 1,2 biliões de euros, semelhante ao da Austrália, da Indonésia e do México, países que integram o G20.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos