MAA diz que não se pode catalogar que houve mais um mau ano agrícola requerendo programa de mitigação

Pedra Badejo, 06 Nov (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente defende que não se pode catalogar que houve mais um mau ano agrícola e que se quer novo programa de mitigação, mas garantiu que o Governo está aberto para avaliar e intervir.

“Estamos a esperar, com alguma paciência, a apresentação do relatório de avaliação do ano agrícola, nem tudo está perdido, temos zonas que de facto a produção foi muito fraca, tem zonas que produção foi razoável e tem zonas que a produção foi boa”, declarou Gilberto Silva, quem entende que não se pode estar a generalizar.

O governante, que falava aos jornalistas na localidade de Funcos Bandeira, em São Lourenço dos Órgãos, explicou que a avaliação do ano agrícola tem também a questão de água e produção de pastos, pelo que “não se pode dizer que teve um ano agrícola de tudo perdido”.

“Às vezes avaliamos muito em função de produção do milho”, referiu, lembrando que houve problemas com pragas como lagarta de cartucho-do-milho, tartarugas e gafanhotos, que, segundo ele, teve “um bom combate”.

“Tudo isso influi nos resultados de ano agrícola, mas não podemos catalogar que temos mau ano agrícola e que queremos mais um programa de mitigação”, reforçou.

Porém, Gilberto Silva assegurou que o Governo está aberto para avaliar bem e intervir lá onde for necessário, mas sempre com base numa “boa avaliação”.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos