Luís Filipe Tavares participa na 13ª sessão extraordinária da Assembleia da União Africana

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades participa hoje, por vídeo-conferência, na décima terceira sessão extraordinária da Assembleia da União Africana que vai analisar e aprovar instrumentos relativos à implementação da Zona Livre do Comércio Continental Africana.

De acordo com nota oficial, Cabo Verde já depositou junto da Comissão da União Africana a Carta de Ractificação do Acordo que estabelece a Zona Livre do Comércio Continental Africana (AfCFTA, sigla em inglês), passo fundamental para a plena participação do país nas trocas comerciais no âmbito deste acordo.

O AfCFTA, que entrou em vigor em Julho de 2019, inicialmente ratificado por 24 países, pretende estabelecer um enquadramento para a liberalização de serviços de mercadorias e visa eliminar as tarifas aduaneiras em 90% dos produtos entre os 55 países da União Africana.

A pretensão da Zona Livre é criar, em várias fases, o maior mercado do mundo com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2,5 biliões de dólares (cerca de dois biliões de euros).

Luís Filipe Tavares participa ainda, no domingo, na décima quarta sessão extraordinária da Assembleia, onde serão abordadas questões ligadas às actividades e esforços levados a cabo para silenciar as armas em África, bem como sobre as principais ameaças que se colocam à paz, segurança e estabilidade no continente.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos