Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lourenço Lopes diz que a comunicação social é “crucial” para o funcionamento da democracia (c/áudio)

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, disse hoje que a comunicação social é um sector “crucial” para o funcionamento da democracia e do Estado de Direito, da cidadania e o próprio desenvolvimento de Cabo Verde.

“Estamos a sentir o pulsar da área da comunicação social para, de forma consistente e objectiva, traçarmos as melhores políticas e estratégias para este importante sector”, afirmou Lourenço Lopes.

O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, que responde pela área da comunicação social, fez essas considerações à imprensa no final de uma visita à Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV) e aos jornais A Nação e o Expresso das Ilhas, que se publicam na Cidade da Praia.

“Quando o senhor primeiro-ministro traz a comunicação social para a sua tutela, é sinal claro da importância deste sector para o Governo e para Cabo Verde”, enfatizou o governante, acrescentando que às vezes, quando se fala da comunicação social, se centra nos órgãos públicos.

Para Lourenço Lopes, o Governo entende que os órgãos privados têm desempenhado um “papel central no funcionamento da democracia, na promoção da leitura e da cidadania”.

Segundo ele, o executivo de Ulisses Correia e Silva assegurou no seu programa de Governo da décima legislatura que, em articulação com os órgãos privados, vai ter um “programa estruturado” que garanta, efectivamente, a sua sustentabilidade económica e financeira. 

Na perspectiva do Lourenço Lopes, as estratégias para o sector da comunicação social são importantes, mas devem ser precedidas da criação de um “ambiente favorável de articulação, de diálogo e de confiança” entre o Estado e os profissionais da área.

“Quanto maior for o escrutínio da actividade governativa e política por parte dos jornalistas, maior será também o desempenho e a transparência nos actos públicos”, destacou, apontando que o executivo de Ulisses Correia e Silva preconiza a “independência, a isenção e autonomia” dos órgãos de comunicação social e dos jornalistas e indicou o caso da Radio e Televisão de Cabo Verde (RTC) em que a administração é escolhida por um conselho independente.

Citou ainda o caso da Rádio de Cabo Verde que, de acordo com as suas palavras, hoje tem uma direcção escolhida por concurso público, admitindo que “é este o caminho que vamos seguir”.

O adjunto do primeiro-ministro defendeu, por outro lado, ser importante que os órgãos de comunicação social tenham as condições que lhes permitam “estar cada vez mais próximos das pessoas”.

No concernente à sustentabilidade económica e financeira dos órgãos privados, asseverou que, “provavelmente, o Governo vai reavaliar o actual quadro de incentivos”.

“Vamos avaliar a questão da regulamentação da publicidade institucional que, neste momento, é muito focada nos órgãos públicos”, informou a mesma fonte, ressalvando que os privados também prestam serviço público e, como tal, devem ter as condições para uma prestação com “rigor e qualidade”.

No entender da tutela da comunicação social, ao fim ao cabo, quer o Estado, quer os jornalistas querem dar o seu contributo para o “reforço da cidadania, da democracia e de uma imprensa muito forte”.

“Não há democracia sem uma imprensa verdadeiramente livre e pujante”, concluiu.

Segundo o presidente da AMPCV, Fernando Ortet, desde a criação da associação há dois anos, é a primeira vez que recebe visita de um governante.

Instado se está a inaugurar uma nova era no relacionamento com o sector privado, Lourenço Lopes limitou-se a reafirmar que há uma “vontade forte do Governo em reforçar o diálogo e o ambiente de confiança, de lealdade institucional, de respeito, de responsabilidade e de parceria”.

LC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos