Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Livro“Movimento Olímpico em Cabo Verde – 30 anos de História” é uma homenagem aos que deram o pontapé de saída – Filomena Fortes

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, disse que o livro “Movimento Olímpico em Cabo Verde – 30 anos de História”, homenageia todos os que deram o pontapé de saída para o Olimpismo em Cabo verde.

Filomena Fontes fez esta observação durante a cerimónia de lançamento da referida obra, que aconteceu hoje o Palácio da Presidência da República, na Cidade da Praia.

“Estou bastante feliz, por ter colocado hoje este livro na mão de todos os cabo-verdianos. Este livro é, precisamente, para homenagear as pessoas que deram o pontapé de saída para que o olimpismo pudesse estar presente em Cabo Verde. Muitos deles já não estão entre nós, queremos saudar os familiares e dizer um muito obrigado a essas pessoas que começaram a desbravar o caminho do olimpismo em Cabo Verde”, disse.

Filomena Fortes endereçou especiais agradecimentos a personalidades como Antero Barros, representado na sala pelo seu sobrinho Ivan Barros, Dulce Rodrigues, representado por Lela Rodrigues, Nildo Brazão e “todos outros que fizeram possível que o movimento olímpico tenha visibilidade” em Cabo verde.

“Nós, simplesmente, estamos a continuar o caminho que esses bravos começaram”, acrescentou.

“Queremos também poder homenagear os nossos atletas olímpicos, desde a nossa primeira participação em Atlanta até agora no Rio de Janeiro e dizer muito obrigado”, ajuntou Filomena Fortes, esperando que o produto ora lançado forneça uma leitura “prazerosa” e possa contribuir para a história do desporto em Cabo Verde.

“Movimento Olímpico em Cabo Verde – 30 anos de História”, de acordo com o COC, “ilustra todo o percurso da instituição, desde os meandros da sua criação até os dias actuais, constituindo na mesma linha a própria história do desporto no país, desde a criação das federações desportivas de base”.

Produzida por Alfa Comunicações e financiada pela Solidariedade Olímpica, mediante o apoio de algumas instituições públicas e privadas cabo-verdianas, a obra “Movimento Olímpico em Cabo Verde – 30 anos de História” constitui um dos primeiros livros do género desportivo em Cabo Verde.

Personalidades como o antigo ministro da Cultura e Desporto, David Hopffer Almada, ex-director-geral dos Desportos, Emanuel Charles de Oliveira, antigo presidente federativo, Nildo Brazão (já falecido) e atletas olímpicos cabo-verdianos, afiguram-se como intervenientes desta obra.

O lançamento do livro acontece, também, no âmbito do II Fórum da Academia Olímpica Cabo-verdiana, que reúne personalidades do desporto e agentes desportivos, no mesmo lugar e data, e que conta com o alto apoio da Presidência da República.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos