Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Livro “O Sonho de Amadeu”, de Leonardo Oliveira, vence 6ª edição do Prémio Literário UCCLA

Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) – O brasileiro Leonardo Oliveira venceu a sexta edição do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa com a obra “O Sonho de Amadeu”, revelou hoje a organização. 

De acordo com a nota de imprensa enviada pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, (UCCLA), a obra é “prosa trabalhada, frase curta, paisagens urbanas, no prólogo que é já um trabalho de ficção, ou o início do fingimento, onde o autor fala depois da morte, como se a narrativa viesse dum além-túmulo sobressaltar-nos”. 

Nascido em 1983 em Paracambi, interior do Rio de Janeiro, Leonardo Costa de Oliveira é geólogo, mestre em análise de bacias sedimentares e doutor em geociências. Foi professor assistente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) entre 2009 e 2013 e actualmente trabalha como geofísico na sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. 

A sexta edição contou com a participação de 699 candidaturas oriundas de Angola, Cabo Verde, Brasil, Canada, Espanha, Portugal, Alemanha, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe entre outros. 

O prémio literário é uma iniciativa conjunta da UCCLA, da Editora A Bela e o Monstro e do Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 

O objectivo do prémio é estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos escritores. 

O prémio foi lançado em 2015 e distinguiu, na 1.ª edição, o romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal, e, na 2.ª edição, a obra “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de Goiás, Brasil. 

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos