Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – A Nós Raiz, representante em Cabo Verde da Autores.club, e o autor Víctor Torres, um português nascido em Angola, lançam no próximo dia 23 de Novembro, o livro “Caraculo – A Minha Paixão” na Biblioteca Nacional, na Praia.
A obra, segundo um comunicado enviado pela Nos Raiz, versa um relato íntimo em que o autor percorre a história da família que viveu de perto a fundação de três países: Portugal (5 de Outubro de 1143), Brasil (7 de Setembro de 1822) e Angola (11 de Novembro de 1975).
“Nas minhas passagens por Luanda para lançamento de livros e encontros com os nossos escritores e leitores, descobri a Alma do Torres em longas conversas à mesa de jantar”, assinalou o escritor, que afirmou que para este velho amigo da família, o tema de debate era quase sempre o sul, o deserto, a história e a frustração no processo de construção do país.
Assim, segundo a Sinopse do livro, no ar ficava a promessa de passar as suas histórias para o papel, uma ideia que salientou, vinha ao encontro da mensagem que ia promovendo junto dos mais-velhos angolanos, de que era urgente passar para o papel as vivências que se vão perdendo na bruma do esquecimento.
“Das muitas narrativas contadas, recordo que sendo Moçâmedes uma espécie de ilha de um lado o deserto do outro o mar, o seu comércio era feito por barco na ilha de Santa Helena e no Congo, territórios distantes dos portos das cidades costeiras de Benguela e Luanda”, avançou.
Uma outra memória, continuou, foi a relação da família com os Mucubais, os verdadeiros donos da terra que foram assassinados e deportados pelo Estado Português, em 1940.
“Estas são algumas das histórias incríveis de uma família, no tempo colonial, que temos o privilégio de publicar e às quais juntámos uma pequena parte do seu álbum fotográfico do século XIX e XX. Do acervo publicado revelam-se fotografias inéditas de um dos mais estudados fotógrafos portugueses do século XIX, Cunha Morais, também ele membro da família Torres”, adiantou.
O livro “Caraculo – A Minha Paixão” vai ser lançado na próxima quinta-feira, 23 de Novembro, às 17:00, na sala de conferências da Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia, contando com apresentações de Eugénio Inocêncio e da jornalista Susana Gonçalves da revista Austral.
ET/ZS
Inforpress/Fim