Literatura: Vladimir Cândido lança “Metades Poemas do Amor- Tributo à Mulher Cabo-verdiana”

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O escritor Vladimir Cândido lança, hoje, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde – Praia, a sua sexta obra “Metades Poemas do Amor- Tributo à Mulher Cabo-verdiana”, uma homenagem à mulher cabo-verdiana, em especial à sua mãe recentemente falecida.

À Inforpress, o escritor natural da ilha de São Vicente explicou que neste título, composto por 152 páginas, encontram-se poesias de todo estilo, mas exclusivamente de amor.

“Eu sempre escrevo aquilo que sinto, e também aquilo que está à minha volta. É um tributo à mulher cabo-verdiana, em especial à minha mãe, que faleceu recentemente, porque eu sempre quis fazer algo direccionado à mulher cabo-verdiana, sendo que eu nasci no Dia da Mulher cabo-verdiana, 27 de Março”, disse Vladimir Cândido.

O escritor, que tem como pseudónimo literário “O Pensador”, revela que esta homenagem é uma promessa de longa data que agora se cumpre, sublinhando que tem um “amor incondicional” pela mulher cabo-verdiana.

O autor perspectiva que “tudo corra bem”, sendo que tem vindo a trabalhar na promoção da obra, e espera encantar o público com a sua poesia.

Por outro lado, revelou que “Metades Poemas do Amor- Tributo à Mulher Cabo-verdiana” demorou quase seis anos para ser lançado porque “infelizmente a sociedade cabo-verdiana não está ainda preparada para apoiar a área da literatura”.

“Mesmo quando vamos pedir uma parceria com uma empresa, quando falamos que é para lançamento de um livro temos muito pouca atenção”, afirmou.

“Infelizmente”, lamentou o poeta, a sociedade cabo-verdiana ainda “não está tendo acesso” à literatura, o que, argumentou, cabe a cada escritor, a cada poeta, fazer com que haja esta mudança.

Vladimir Cândido lembrou que literatura é uma arte, a poesia é uma arte como qualquer outra, daí a necessidade de promovê-las, bem como, de modo geral, promover a cultura cabo-verdiana.

Vladimir Cândido é um jovem escritor que sempre teve um amor incondicional pela leitura e principalmente pela escrita e a poesia romântica sempre foi a sua maior paixão.

Mestrado em Línguas, Literatura e Culturas, árbitro de futebol nacional e revisor de monografias, entre outros, já participou em vários concursos literários a nível regional, nacional e internacional, tendo já vencido alguns.

TC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos