Literatura: Romance “Júlia” propõe “debate descompromissado” rumo aos sonhos

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – O romance “Júlia”, da escritora Andreia Mosso, lançado hoje na Cidade da Praia, propõe criar espaços de “debates descompromissados”, no sentido de se “evoluir rumo aos sonhos”, avançou a apresentadora da obra, Solange Cesarovna.

O lançamento da primeira obra literária de Andreia Mosso aconteceu no salão do munícipe da Câmara da Praia e está enquadrado nas festividades da Cidade da Praia.

De acordo com a apresentadora da obra, Solange Cesarovna, que possui “um laço de longa amizade” com a escritora, o romance apresentado, visa criar espaços de “debates descompromissados” , no sentido de “evoluir rumo aos nossos sonhos”.

“O grande contributo que esta obra pode ter, em pontos interessantes que podem ser convocados a debates, debates descompromissados, assim entre amigos, em família, mas também em debates estruturantes, para o que é que as sociedades querem e Cabo Verde, com certeza, para nós podermos continuarmos a evoluir, rumo aos nossos sonhos, temos de criar esses espaços para debatermos, “explicou.

Cesarovna acrescentou que a obra evidencia “pontos estruturantes da evolução”, através de ascpectos que vão crescendo e modernizando as sociedades, através dos pontos de vista dos conservadores, característicos da realidade cultural e “existencial” cabo-verdiana.

“Enquanto cabo-verdianos que somos e que devemos não guardá-los a sete chaves ou entre família, remorsos, pensamentos ou sonhos, mas devemos trazer esses pontos e as nossas preocupações e também os nossos sonhos e as nossas verdades para o debate público, com aquele público que nos é próximo”, exemplificou.

Já a escritora Andreia Mosso reconhece os desafios de avançar com projetos culturais e aproveitou a ocasião para incentivar e encorajar a todos que têm os seus projectos e sonhos a “não terem medos de críticas e a terem coragem e persistência”.

“Escrevi este livro há três anos atrás, três anos de muita luta, muitas portas fechadas, mas mesmo assim não desisti e com muita persistência, hoje estamos aqui para fazer o lançamento deste livro”, destacou.

O romance “Júlia” é a primeira obra dessa autora, possui 39 capítulos e aborda questões relacionadas com não preconceito, dilema da emigração, amizade e outras questões sociais.

CC/GSF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos