Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Literatura: “Prometo Nunca Desistir” retrata uma história de luta contra o cancro

Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) –  “Prometo Nunca Desistir” é o título do livro de autoria de Ariana Monteiro, que retrata uma história de luta, amor e superação da protagonista contra o cancro, lançado hoje na Praia.

No livro, apresentado pela advogada Janira Hopffer Almada que, também, o prefaciou, a autora relata, na primeira pessoa, o seu percurso pessoal e a forma como encarou o cancro de mama, a partir do diagnóstico em 2014.

“Uma história de coragem e de superação, de uma mulher que, sendo mãe e esposa, filha e irmã, se revelou, antes de mais, um ser humano que assumiu a coragem como forma de luta, tendo a fé como verdadeiro escudo”, lê-se no prefácio do livro.

Em declaração à imprensa, Ariana Monteiro disse que o livro é a sua “história de superação”, que começa desde que lhe foi diagnosticado um cancro da mama até ao tratamento e sua recuperação.

“Faço todo um historial [da doença] e, também, tem um capítulo restrito da minha história de fé para se conhecer um pouco de mim”, revelou a autora, acrescentando que o livro tem, ainda, uma parte que coube a uma médica oncológica cabo-verdiana para falar um pouco sobre o cancro da mama, assim como aspectos que se deve ter em conta, sobretudo os portadores e as pessoas que têm o problema genético.

“Tenho a preocupação de mostrar as pessoas como podem ser tratadas e como devem receber esta notícia e estarem preparadas, porque não é sentença de morte”, realçou Ariana Monteiro com apelo de que se deve “acreditar na recuperação”, tendo sempre “fé e foco”.

“Estou aqui a agradecer por estar viva”, indicou, assegurando que a sua “pretensão é inspirar mais pessoas”, já que ela própria também foi “inspirada por outras pacientes”.

Conforme revelou, à chegada a Portugal, onde foi tratada, foi acolhida por várias pacientes que ali estavam em tratamento.

“Surpreendeu-me aquele acolhimento e calor humano. Contaram-me histórias de pessoas que tiveram anos de recuperação e isto foi uma força para mim”, indicou a autora do “Prometo Nunca Desistir”, que considera que nessas circunstâncias a família constitui um “suporte fundamental”.

Instada sobre o título do livro, informou que o mesmo tem a ver consigo própria e que durante o período de tratamento pôde ler uma obra que a inspirou bastante, porque mostrava a vontade de querer viver e ela também tem este desejo para continuar a partilhar com os outros a sua experiência de vida.

Ariana Monteiro é actualmente vice-presidente da DIVA’S (Associação que trabalha a importância da prevenção e o combate ao cancro) e graças a convites e partilhas sobre a sua luta contra o cancro, decidiu contar a sua história através do supracitado livro.

Trata-se de uma obra que pretende, auxiliar a pessoa, a família e a sociedade de um modo geral, sobre as formas que devem ter em conta perante um diagnóstico de cancro e a acreditar no tratamento e na superação.

O livro, de cerca de 140 páginas, contou com o posfácio da escritora Yara dos Santos, que é presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos