Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Literatura: Princezito leva “Manual di Mudjer” a Lisboa

Cidade da Praia, 17 Nov (Inforpress) – O autor Carlos Alberto Sousa Mendes (Princezito) apresenta no próximo sábado, em Lisboa, o livro “Manual di Mudjer”, pelas 17 horas locais, no Centro Cultural de Cabo Verde, localizado na Rua de São Bento 640, 1250-222 Lisboa.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, a apresentação da obra estará a cargo de Suzano Costa e ainda contará com um momento cultural com declamação de alguns títulos da obra e, também, com um desfile de t-shirts do projeto Kriolart, de Delson Martins.

Manual di Mudjer é um livro de finason, poesia cantada de Cabo Verde, texto em versos, cujo idioma veicular é a língua cabo-verdiana. Tem uma temática diversificada, dialogante com a poesia clássica cabo-verdiana e totalmente centrada no feminino. Mar, Terra, Amor, Mulher, Cultura da Paz, Metaliteratura são apenas alguns dos temas.

São quatro capítulos ou cadernos, de género textual fluido, somando poesia em versos com categorias da narrativa (da prosa).

“É um livro inovador. Um terno gesto de homenagem à mulher, um especial olhar a partir da nova masculinidade. O livro assume claramente uma função social de respeito mútuo entre os sexos/géneros, a promoção da cultura da paz e a construção de afectos recíprocos. Transversalmente, tem uma função pedagógica, sem verticalidade, mas usando o humor sadio e a soma de positividades”, lê-se.

A obra já viajou por diversas ilhas e concelhos de Cabo Verde, entre os quais Praia, Tarrafal, Ribeira Grande e Calheta, na ilha de Santiago; bem como as ilhas do Maio, Sal e Fogo.

Manual di Mudjer integra o ‘corpus’ de uma tese de doutoramento em Letras e Ciências Sociais e faz parte da lista de leituras dos estudantes de Literatura Cabo-verdiana, do terceiro ano do Curso de Letras da Universidade de Cabo Verde – Uni-CV

GSF/HF

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos