Literatura: Livraria Pedro Cardoso lança “Caderno de um Ilhéu e Ambiente” de Jorge Barbosa

 

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – A Livraria Pedro Cardoso, na Cidade da Praia, faz hoje o lançamento do livro “Caderno de um Ilhéu e Ambiente”, do poeta Jorge Barbosa.

Segundo uma nota de imprensa, a obra vai ser apresentada às 18:00, na sede da livraria, na Fazenda, pela Jornalista Margarida Fontes e pelo professor Manuel Veiga.

Jorge Barbosa nasceu a 22 de Maio de 1902, na Cidade da Praia, e faleceu a 06 de Janeiro 1971, em Portugal.

O escritor, que colaborou em várias revistas e jornais portugueses e cabo-verdianos, publicou três livros: Arquipélago (1ª edição em Dezembro de 1935, sob a égide da Editorial Claridade), Ambiente (1ª edição em 1941, Praia, Minerva de Cabo Verde) e Caderno de um Ilhéu (1ª edição em 1956, Lisboa, Agência Geral do Ultramar).

De referir, que em 2002, a sua obra poética foi reunida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, onde se acrescentou três livros inéditos.

Jorge Barbosa deu a sua colaboração literária a revistas e jornais da época, como Presença, Claridade, Cadernos de Poesia, Diabo, Atlântico, Mundo Português, Aventura, Movimento, Mensagem (CEI) Notícias de Cabo Verde, entre outros.

Mais regularmente, a sua colaboração foi para o Boletim de Cabo Verde, durante vários anos, não só com poemas, como também com as crónicas de São Vicente e artigos vários.

AF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos