Literatura: Inforpress e Universidade Jean Piaget apresentam livro “A Magia das Imagens”

Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) – A Agência de Notícias de Cabo Verde (Inforpress) e a Uni-Piaget apresentaram hoje na Cidade da Praia o livro “A Magia das Imagens –  Memória das Ilhas”, uma co-autoria de José Mário Correia, Gertrudes Oliveira e Wlodzmiertz Szymaniak

O livro trata-se de apresentação em imagens e textos de partes da história de Cabo Verde, através de fotografias do antigo jornal Voz de Povo, que agora é propriedade da Inforpress.

Durante a apresentação da obra, a historiadora Antonieta Lopes enalteceu o facto deste livro resultar de uma parceria entre duas instituições e ter sido escrito a três mãos, com a utilização de olhares e campos diferentes.

Antonieta Lopes destacou também a vertente histórica do livro “A Magia das Imagens” no processo de recolha das imagens ou o meio onde está inserido pelo fotógrafo quando faz a fotografia.

A questão da educação, através da apresentação de fotografias das escolas, e religiosa, com a presença de igrejas, foi também enaltecida pela apresentadora, considerando que este livro demonstra o percurso da construção da sociedade.

“Há um percurso sobre construção   da sociedade (…), sobre o quotidiano, com meninas que transportam água ou um sorriso de uma criança” esclareceu a historiadora.

Para concluir, Antonieta Lopes considerou que este livro é também para os amantes da história e que merece uma edição especial.

O livro retrata vários aspectos da vida do País, as vivências das ilhas, o mar, e outros   momentos marcantes da história de Cabo Verde, como por exemplo o primeiro aniversário da independência nacional, os sinais da mudança e a chegada da democracia, a coabitação política, a visita do Papa João Paulo II, realizada à Cabo Verde no ano de 1990, ou a visita de Nelson Mandela a Cabo Verde, em 1994.

“A Magia das Imagens – Memória das Ilhas” conta com o prefácio da actual gestora Executiva da Inforpress, Jacqueline de Carvalho, que considera que os autores souberam “lapidar” de forma magistral esse “diamante bruto”, em forma do livro “Memórias das Ilhas” e assim valorizar um importante activo da Inforpress.

A publicação do livro contou com o apoio financeiro da Embaixada da França em Cabo Verde.

OM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos