Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Literatura: Escritor José Luiz Tavares apresenta os três últimos livros na Praia e Tarrafal

Cidade da Praia, 14 Out (Inforpress) – O escritor José Luiz Tavares vai apresentar na Praia e no Tarrafal os três últimos livros, designadamente “Ku Ki Vos/Com Que Voz”, “Arder a Vida Inteira (Fados e Canções Baldias)” e “Instruções para Uso Posterior ao Naufrágio”.

Os três títulos, que já foram lançados em Portugal, vão ser apresentados a partir desta sexta-feira, 18, até 26 de Outubro e, conforme o autor, não se enquadram na semana do Dia Nacional da Cultura, que se comemora a 18 de Outubro, e da nova edição do Festival Morabeza.

“Apesar de estes lançamentos ocorrerem na semana do Dia Nacional da Cultura, e da provável nova edição do Morabeza, Festa do Livro, estes lançamentos não se encontram enquadrados em nenhum deles”, esclareceu o escritor em nota enviada à Inforpress.

O livro “Ku Ki Vos/Com Que Voz”, trata-se se de um volume de traduções de Sonetos de Camões, iniciadas em 2004, trabalhadas durante os últimos quinze anos.

“Arder a vida inteira” é “um livrinho” de fados e canções”, é tentativa de abordar, de uma “forma quiçá mais ligeira”, certos temas ligados à tradição fadista, e das canções.

Já “Instruções para uso Posterior ao Naufrágio”, obra que ganhou o Prémio Vasco Graça Moura da Imprensa Nacional Casa da Moeda 2018, é a mais reflexiva e apresenta uma síntese entre o clássico e o moderno.

“Trata-se, na minha opinião, da minha obra mais robusta, quer na sua intenção e profundidade reflexiva, quer no rigor formal e trabalho oficinal que denota”, considera o autor.

José Luís Tavares nasceu a 10 de Junho de 1967, no Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive há quase três décadas.

Já publicou os livros “Paraíso Apagado por um Trovão” (2003), “Agreste Matéria Mundo” (2004), “Lisbon Blues seguido de Desarmonia” (2008), “Cabotagem&Ressaca” (2008), “Cidade do Mais antigo Nome” (2009), “Coração de lava” (2014), “Contrabando de Cinzas” (2016), “Polaróides de Distintos Naufrágios” (2017) e “Rua Antes do Céu» (2017).

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos