Literatura: Cidade da Praia e Assomada acolhem a segunda edição do livro do autor Leão Lopes

 

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – A segunda edição da obra de Leão Lopes, “Baltasar Lopes: Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas” vai ser lançada hoje, 15, na Cidade da Praia, e sexta-feira, 16, em Assomada.

Segundo nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, o livro é resultado de uma iniciativa conjunta entre a Livraria Pedro Cardoso e a Ponto & Vírgula Edições, e esta segunda edição reproduz, na íntegra, a primeira lançada em 2011.

A obra, de acordo com a mesma fonte, abre com uma breve abordagem panorâmica histórica e social de Cabo Verde, a partir de 1820 e percorre sobre os primeiros 33 anos de vida de Baltasar Lopes de 1907 -1940.

“O biografado é estudado enquanto homem do povo e somente homem, vendo-o sempre no seu contexto para melhor compreender o seu papel na história da época, e história moderna de Cabo Verde”, lê-se em nota.

A realização desta pesquisa, segundo a fonte, é justificada pelo autor com o facto de Baltasar Lopes ser “um dos maiores, se não o maior homem, escritor e personalidade cabo-verdiana do século XX”, mas que ainda não teve um acompanhamento de estudos que é devido à sua obra e à sua vida.

Para o autor, Baltasar Lopes é por isso, um arquipélago “perdido” num deserto de água, uma terra em grande parte “desconhecida” que vai ser descoberto.

O livro de investigação, é resultado da tese de doutoramento de Leão Lopes com o título: “Baltasar Lopes (1907 -1989): Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas”, defendida em Junho de 2002 na Universidade de Rennes II, em Bretanha, França.

AF/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos