Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lisboa acolhe conferência dos ministros da Juventude da CPLP em Junho

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress)  – A cidade de Lisboa (Portugal) recebe de 21 a 23 de Junho a conferência dos ministros responsáveis pela Juventude na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para análise e debate de políticas entre os Estados membros.

O anúncio desta “grande cimeira internacional” foi tornado público, na Cidade da Praia, pelo ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues,  que também tutela as áreas de Desporto e da Juventude, na sequência do encontro do trabalho com o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.

Outrora presidente rotativo da Conferência de Ministro da Juventude e do Desporto da CPLP, manifestou a sua satisfação pela forma como Cabo Verde organizou os Jogos Desportivos da Comunidade em 2016, alegando que no ano transacto, nos jogos de São Tomé e Príncipe, o evento realizado no país foi tido como referência para o futuro.

Destacou, por outro lado, as relações bilaterais entre Cabo Verde e Portugal, convicto de que o mundo desportivo luso se tem tornado melhor para esta relação, assim como, acredita, tem acontecido no arquipélago, para que o desporto e  as políticas da juventude em Cabo Verde possam ser, cada vez, melhor.

Cabo Verde vai estar representado na conferência de Lisboa pelo seu ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que considerou de “extremamente importante” o facto de Portugal, depois de 21 anos, “estar de novo a marcar o tom com questões da juventude”, caracterizando mesmo de “mais importante a afirmação” da Lusofonia no espaço mundial, através dos jovens que falam português.

Sublinhou que Cabo Verde vai estar ao lado de Portugal neste processo, tendo aproveitado a ocasião para exortar a todos os países da Comunidades dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) para que se façam presente, para que a comunidade consiga afirmar-se no mundo, através de Portugal.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos