Lisboa acolhe 11ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – A 11ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua (FESTin) Portuguesa decorre de 09 a 30 do corrente mês Dezembro em formato inédito e parte online, informou em comunicado, a organização do evento.

Em comunicado, a organização avançou que o FESTin 2020 decorre em formato inédito, com parte de suas exibições no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 9, 14 e 15 de Dezembro, em parceria com a Mostra de Cinema da América Latina, e no formato online, na nova plataforma de streaming FESTin ON, de 15 a 30 do mês em curso.

Este ano, avança a nota, o  FESTin 2020 tem parceria com a Mostra de Cinema da América Latina e promove a diversidade dos filmes dos países de língua portuguesa, realçando que nesta edição, serão exibidas 21 longas e 31 curtas.

Ainda conforme o comunicado, vários temas são abordados na seleção de filmes dos Países de Língua Portuguesa, em especial Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal sobre os direitos humanos, inclusão social, política, artes visuais, acrescentando que a música também está presente, com exibição de filmes que abordam o fado de Alfama e os blocos de carnaval do Rio de Janeiro.

Também, reforçou, no FESTin ON será possível participar dos painéis e mesas do Conexões FESTin, o segmento de negócios e debates do Festival, referindo que dentre os temas serão abordados a trajetória do diplomata José Aparecido de Oliveira, a diáspora portuguesa e a importância dos festivais de cinema brasileiro no exterior.

A mesma fonte informou, por outro lado, que o filme de destaque da 11ª edição do FESTin é  a sessão especial “José Aparecido de Oliveira – O Maior Mineiro do Mundo”, de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão e protagonizado por Fernanda Montenegro.

Entre os filmes em competição, a mesma fonte destaca o “Lamento” de Diego Lopes e Cláudio Bettencourt sobre um homem que terá de enfrentar as consequências das principais decisões da sua vida.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um festival de cinema centrado em produções lusófonas que decorre anualmente no cinema São Jorge, em, Lisboa. O FESTin surgiu em 2010 com o objectivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.

A 1ª edição do FESTin decorreu em Maio de 2010, durante a Semana Cultural da CPLP, em Lisboa. O programa integrou a exibição de quarenta e um filmes, sendo em competição vinte e três curtas e sete longas-metragens. Além dos filmes, ocorreram oficinas e mesas redondas com o objectivo de envolver os bastidores do mundo do cinema e a sua cadeia produtiva.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos