Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lisboa acolhe 11ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa

Cidade da Praia, 04 Dez (Inforpress) – A 11ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua (FESTin) Portuguesa decorre de 09 a 30 do corrente mês Dezembro em formato inédito e parte online, informou em comunicado, a organização do evento.

Em comunicado, a organização avançou que o FESTin 2020 decorre em formato inédito, com parte de suas exibições no Cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 9, 14 e 15 de Dezembro, em parceria com a Mostra de Cinema da América Latina, e no formato online, na nova plataforma de streaming FESTin ON, de 15 a 30 do mês em curso.

Este ano, avança a nota, o  FESTin 2020 tem parceria com a Mostra de Cinema da América Latina e promove a diversidade dos filmes dos países de língua portuguesa, realçando que nesta edição, serão exibidas 21 longas e 31 curtas.

Ainda conforme o comunicado, vários temas são abordados na seleção de filmes dos Países de Língua Portuguesa, em especial Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal sobre os direitos humanos, inclusão social, política, artes visuais, acrescentando que a música também está presente, com exibição de filmes que abordam o fado de Alfama e os blocos de carnaval do Rio de Janeiro.

Também, reforçou, no FESTin ON será possível participar dos painéis e mesas do Conexões FESTin, o segmento de negócios e debates do Festival, referindo que dentre os temas serão abordados a trajetória do diplomata José Aparecido de Oliveira, a diáspora portuguesa e a importância dos festivais de cinema brasileiro no exterior.

A mesma fonte informou, por outro lado, que o filme de destaque da 11ª edição do FESTin é  a sessão especial “José Aparecido de Oliveira – O Maior Mineiro do Mundo”, de Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão e protagonizado por Fernanda Montenegro.

Entre os filmes em competição, a mesma fonte destaca o “Lamento” de Diego Lopes e Cláudio Bettencourt sobre um homem que terá de enfrentar as consequências das principais decisões da sua vida.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um festival de cinema centrado em produções lusófonas que decorre anualmente no cinema São Jorge, em, Lisboa. O FESTin surgiu em 2010 com o objectivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.

A 1ª edição do FESTin decorreu em Maio de 2010, durante a Semana Cultural da CPLP, em Lisboa. O programa integrou a exibição de quarenta e um filmes, sendo em competição vinte e três curtas e sete longas-metragens. Além dos filmes, ocorreram oficinas e mesas redondas com o objectivo de envolver os bastidores do mundo do cinema e a sua cadeia produtiva.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos