Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lígia Herbert anuncia candidatura a um segundo mandato à frente do Sindprof (c/áudio)

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) – A professora Lígia Herbert disse hoje à Inforpress que vai se candidatar a um segundo mandato à frente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof), anunciando desde já uma “equipa forte” composta por pessoas de várias idades.

“No dia 11 de Julho teremos as eleições. A decisão era minha de não me recandidatar por causa de projectos outros que tinha. Mas, a pedido da maioria dos professores associados, a exigência que eles fizeram da minha continuidade para mais um mandato que estatutariamente tenho, então eu decidi abraçar novamente a causa e recandidatar-me ao meu segundo mandato”, disse.

Lígia Herbert fez estas declarações à margem da segunda Conferência Nacional do Sindprof, que aconteceu este domingo na sala de conferência do Palácio do Governo, na Várzea.

“Nos estamos cá na Conferência, que é o órgão máximo do sindicato. Então, é nessa Conferência é que se tomam decisões importantes, nós, neste momento, deliberamos por unanimidade o hino, a bandeira, um logo mais atractivo e também o emblema”, explicou.

Questionada se haverá outras candidaturas, Lígia Herbert respondeu que publicamente tem conhecimento de outras listas, mas sublinhou que a sua equipa está a fazer o seu caminho e que se aparecerem outras listas a Comissão Eleitoral irá divulgar para se ter o conhecimento de quem são as pessoas.

Esta sindicalista ressaltou que tem “uma equipa forte, renovada”, com a mistura entre os dirigentes anteriores com uma nova camada jovem, que também entrou no professorado e que têm vontade de fazer um sindicalismo “sério e transparente”.

“Nós temos uma equipa nacional e temos equipas regionais, então já estamos na estrada, bem-recebidos, apoiados pela maioria dos professores e acreditamos que faremos um segundo mandato com toda calma e sem problemas nenhum”, disse, chamando a atenção que no Sindprof todos podem se candidatar, basta que tenham o requisito de estar associado e tenham a sua quota em dia.

Esta dirigente sindical aproveitou a ocasião para apelar aos associados que no dia 11 fossem à urna e chamou a atenção que o estatuto do Sindprof não permite votos por delegados.

Instada a avançar o número de sócios que o Sindprof tem neste momento, Lígia Herbert respondeu que não pode precisar exatamente o número de associados, mas garantiu que “o sindicato está de boa saúde”.

O Sindprof nasceu em Maio de 2017 na sequência de uma reunião constitutiva da UNTC-CS, presidida pela secretária-geral da central sindical, Joaquina Almeida.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos