Liga Feminina de Futebol: Quatro casos de covid-19 entre atletas e dirigentes

Mindelo, 26 Jul (Inforpress) – Duas atletas e dois dirigentes que participam, em São Vicente, na Liga de Futebol Feminino da União de Futebol da África Ocidental (UFOA) testaram positivo para covid-19, entretanto, “a situação já está controlada”, assegurou o director executivo da CAF.

Gerson Melo avançou à Inforpress que os casos foram detectados entre duas equipas vindas de fora, que preferiu não avançar quais, e aconteceu logo à chegada a São Vicente na última-quinta-feira.

“São dois dirigentes e duas atletas, foram detectados logo nos testes que deveriam fazer à chegada, o que quer dizer que vieram já com o vírus, mas a situação já está controlada e os infectados foram logo isolados e nem participaram dos primeiros jogos que aconteceram no sábado”, explicou o director executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) Zona Oeste A.

Entretanto, sabe-se que as três equipas vindas do continente e ainda outros oficiais da CAF partilharam o mesmo avião, que foi fretado pela confederação para este propósito e para trazer esses participantes directamente do Senegal para a ilha de São Vicente.

Questionado sobre isso, Gerson Melo disse não haver grandes preocupações, porque durante a viagem foram cumpridos “todos os procedimentos de segurança” e agora o processo está a ser gerido, segundo a mesma fonte, pelo delegado de Saúde de São Vicente, responsável máximo sanitário da ilha.

Todas as atletas e dirigentes, conforme o cronograma de testagem de três em três dias, foram submetidos a um novo teste neste domingo, cujo resultado deverá ser conhecido hoje.

Esta é a primeira vez que Cabo Verde acolhe uma prova de futebol feminino da UFOA, que traz a Mindelo cerca de 150 pessoas, entre jogadoras, oficiais, árbitros e ‘staff’ da organização. 

Os jogos, disputados entre as equipas Seven Stars de Cabo Verde, que é campeã em título, AS Mande do Mali, Determine Girls da Libéria, e AS Dakar Sacré Coeur do Senegal têm decorrido no Estádio Adérito Sena, no Mindelo, à porta fechada e só com a presença de alguns convidados nas bancadas.

A próxima jornada do torneio acontece nesta terça-feira, 27, colocando frente à frente As Mande e Determine Girls FC, pelas 16:00 e AS Dakar Sacré Coeur contra Seven Stars pelas 19:00.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos