Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Liga Campeões UFOA: Seven Stars estreia-se com empate frente à AS Mande do Mali

Mindelo, 24 Jul (Inforpress) – A equipa da Praia Seven Stars estreiou-se na Liga de futebol feminino da União de Futebol da África Ocidental (UFOA), que arrancou hoje, no Mindelo, com um empate a duas bolas frente à AS Mande do Mali.

O jogo que decorreu num Estádio Adérito Sena, com muito pouco público devido à pandemia da covid-19, começou por mostrar um AS Mande muito mais atacante e que fez mudar o placar aos 26 minutos da primeira parte com um golo de grande penalidade.

O golo foi marcado pela Bassira Toure, que inaugurou as redes da cabo-verdiana Jacinta Rodrigues.

A equipa vermelha maliense voltou a marcar três minutos depois, aos 29, pelos pés de Fatoumata Diarra, que fechou o marcador nos dois a zero até à ida para o intervalo.

As duas equipas voltaram ao campo, na segunda parte, sem qualquer substituição e com a Seven Stars a aparecer mais. A equipa da Cidade da Praia decidiu correr atrás do prejuízo e logo aos 58 minutos mexeu as redes da maliense Aissatou Diallo, mas que foi anulado por estar a jogadora cabo-verdiana em posição de fora de jogo.

Entretanto, o desaire não desanimou as capitalinas que diminuíram o placard aos 17 minutos da segunda parte pelos pés de Irlanda Lopes, que bisou no jogo com mais um golo no derradeiro minuto, aos 90, e quando AS Mande Mali já estava reduzida a dez jogadoras.

Irlanda Lopes foi considerada a melhor jogadora em campo.

No rescaldo do jogo, o treinador das Seven Stars afirmou à Imprensa que a equipa entrou com “muita pressão” por não ter jogado o campeonato nacional, devido à covid-19, e por ser a primeira vez que participam do campeonato a nível do continente.

“Sofremos um golo de penalti, que me pareceu não ser penalti, acabámos por sofrer mais um, mais depois mostrei-lhes que a equipa estava ao nosso alcance e que éramos capazes de conseguir o nosso objectivo, apostamos nisso e alcançamos objectivo que era pelo menos um empate”, explicou a mesma fonte, assegurando que a equipa regressará com “mais vontade” para o próximo jogo.

Algo que pretendem atingir mesmo, ajuntou, com “várias atletas” lesionadas e com choques musculares.
Gilson Rocha falou ainda da Irlanda, que disse ser uma “atleta cheia de vontade” e que fez um esforço “muito bom”, tanto assim é que, acredita, se tivesse “mais irlandas” poderiam sair com vitória.

“Mas, acredito em todas essas irlandas e que somos capazes de fazer mais neste campeonato”, rematou.
Irlanda Lopes, por seu lado, disse que o resultado do jogo foi devido a “muita confiança” da equipa e agora o próximo jogo terá de ser vitória.

O treinador da AS Mande, Issa Coulibaly, considerou que a sua equipa teve várias oportunidades de golo, que só não foram convertidas por distracções e falhas.

“Mas, é o futebol e temos que aceitar e esperar o próximo jogo para dar o melhor de nós”, considerou a mesma fonte, para quem o Seven Stars é uma equipa que “não está mal, mas tem muito trabalho pela frente”.

“Como em todos os países da zona, o futebol feminino ainda está em fase de desenvolvimento em Cabo Verde. Pelo que vi, penso que há muito trabalho a fazer”, salientou Issa Coulibaly, destacando, por outro lado, o “entusiasmo e a vivacidade” das jogadoras cabo-verdianas.

A segunda partida deste sábado seria disputada entre Determine Girls da Libéria, e AS Dakar Sacré Coeur do Senegal.
Esta é a primeira vez que Cabo Verde acolhe uma prova de futebol feminino da UFOA, que traz a Mindelo cerca de 150 pessoas, entre jogadoras, oficiais, árbitros e ‘staff’ da organização.

O torneio decorre, de hoje até dia 30, no formato de todos contra todos e a equipa vencedora carimbará logo o passaporte para a final do torneio, marcada para finais de Outubro ou início de Novembro, no Egipto.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos