Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Liga Campeões UFOA: AS Mande vence Determine Girls e soma quatro pontos na competição

Mindelo, 28 Jul (Inforpress) – A equipa da AS Mande, do Mali, goleou na terça-feira a Determine Girls, da Libéria, por quatro bolas a zero no terceiro jogo da Liga de futebol feminino da União de Futebol da África Ocidental (UFOA).

Apesar dos quatro golos, o jogo, que aconteceu o Estádio Adérito Sena, em São Vicente, começou com baixa produção ofensiva, de ambos os lados, e esteve nos primeiros 10 minutos num ritmo lento e de pouco entusiasmo, apesar do AS Mande ter feito algumas jogadas perto da baliza da equipa adversária do Determine Girls, sem grandes perigos.

No entanto, aos 11 minutos da primeira parte, a jogadora Aicha Samake marcou o primeiro golo da partida para a AS Mande, que se mostrava mais coesa.

A partir deste momento, até ao intervalo, o ritmo do jogo voltou a diminuir de intensidade, devido a várias paragens provocadas por caídas das atletas da As Mande que reclamavam por faltas cometidas pelas jogadoras do Determine Girls.

Descontados os três minutos de compensação, as equipas foram para o intervalo com a AS Mande a vencer por uma bola a zero.

No início da segunda parte, o jogo manteve a mesma intensidade e ficou marcado pela expulsão de Marine Flomo, sensivelmente aos 15 minutos. A atleta viu o segundo cartão amarelo por ter agarrado uma jogadora da AS Mande para impedir um contra-ataque.

Aos 21 minutos, Fatoumata Diarra aumentou a vantagem da AS Mande por duas bolas a zero. Na cobrança de um livre directo, a partir da meia-lua, a jogadora chutou a bola que roçou o poste inferior esquerdo, entrou na baliza sem dar chances à guarda-redes da Determine Girls, Joetta Wah. Dois minutos mais tarde, Fatoumata Diarra fez o terceiro golo.

Aos 33 minutos, a partida ficou marcada ainda pela substituição da guarda-redes do Determine Girls, Joetta Wah, que se sentiu mal e caiu no campo. No seu lugar, entrou Jackie B Touah, esta que não conseguiu evitar o quarto golo da AS Mande, aos 41 minutos da segunda parte, por Bassira Touré.

Com esta vitória, a AS Mande, do Mali, somou quatro pontos na competição, enquanto a Determine Girls, da Libéria, que não pontuou e perdeu a oportunidade de se qualificar para representar a zona Oeste A na Liga dos Campeões Femininas da África que acontece no Egipto.

Fatoumata Diarra, que foi eleita mulher do jogo, disse que “foi uma honra ter recebido esta distinção e ter ajudado a sua equipa a vencer”.

Por sua vez, o treinador da AS Mande, Issa Kolon Coulibaly, explicou que até o ano passado “o Mali não tinha sequer um campeonato feminino e que só arrancaram este ano com uma competição neste escalão”, pelo que afirmou que a equipa “tem ainda muito trabalho pela frente”.

Issa Kolon Coulibaly também defendeu que deve apostar no futebol feminino”, um apelo que também deixou “às entidades de futebol da zona da Costa Ocidental Africana”.

O treinador da Determine Girls, Patience Gwah, reconheceu a “boa performance” da equipa do Mali e justificou que “alguns problemas afectaram as meninas da Determine Girls e contribuíram para o resultado indesejado”.

No entanto, prometeu que a equipa dará “o seu melhor para conseguir uma vitória” no próximo jogo, apesar de não ter chances para a qualificação.

Neste campeonato, que decorre até dia 30, no formato de todos contra todos, cada equipe disputará três partidas. Apenas a equipa campeã representará a zona Oeste A na Liga dos Campeões Femininas da África que acontece no Egipto.

Na próxima Sexta-feira,30, Seven Stars joga contra Determine Girls a partir das 16:00 e As Mande joga contra a AS Dakar Sacre Coeur.

Esta é a primeira vez que Cabo Verde acolhe uma prova de futebol feminino da UFOA, que traz a Mindelo cerca de 150 pessoas, entre jogadoras, oficiais, árbitros e ‘staff’ da organização.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos