Líder da UNTC-CS pede ao Governo aumento salarial de 5,5 por cento

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – A secretária-geral (SG) da UNTC-CS, Joaquina Almeida, defendeu hoje que o Governo deve dar um sinal, em termos de aumento salarial na ordem de 5,5%, para que os privados possam seguir o mesmo passo.

“O Governo é o maior patrão do País e emprega o maior número de funcionários públicos e o privado não faz absolutamente nada, se o Governo não der um sinal”, indicou a SG daquela central sindical cabo-verdiana, a propósito dos aumentos salariais.

Joaquina Almeida, que falava em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV) disse que gostaria que o executivo de Ulisses Correia e Silva desse uma “indicação clara” às empresas públicas que tiveram lucros no sentido de negociarem com os sindicatos a reposição do poder de compra dos trabalhadores.

Citou exemplos de empresas como a CV Telecom, Correios de Cabo Verde e a Enapor que tiveram lucros e, por isso, segundo a sindicalista, estas instituições estão em condições de garantir o aumento salarial dos seus trabalhadores.

Por outro lado, a SG da UNTC-CS mostrou-se preocupada com a sustentabilidade da segurança social em Cabo Verde, porque, conforme argumentou, foi tirado dinheiro dos cofres do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) para acudir aos necessitados durante a pandemia de covid-19 e não se está a falar na reposição dos montantes subtraídos.

“Há que repor o dinheiro que foi retirado. Também nos preocupa as aplicações no estrangeiro com o dinheiro do INPS”, queixou-se a líder da UNTC-CS.

No que tange ao País que, na sexta-feira, vai estar sob escrutínio dos deputados, considerou que a governação deixa muito a desejar.

“O estado da Nação não é das melhores. O País está a passar por um momento difícil. Houve muito dinheiro gasto e sem retorno”, lamentou, acrescentando que houve “empréstimos mal aplicados e doações feitas a Cabo Verde mal aproveitadas”.

“A nosso ver, a gestão deste Governo deixa muito a desejar”, concluiu a líder da UNTC-CS.

LC/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos