Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Liceu Domingos Ramos é oficialmente património histórico e cultural nacional

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O Liceu Domingos Ramos é, a partir de hoje, oficialmente património histórico e cultural nacional, uma iniciativa que visa a valorização da estrutura estudantil e a importância da sua história para o País.

A oficialização aconteceu com a publicação no Boletim Oficial, explicando também a necessidade de um plano de manutenção e conservação frequente de modo a sensibilizar a comunidade educativa e o Ministério da Educação, para a sua importância histórico-cultural, desenvolver actividades compatíveis com a protecção e valorização patrimonial do liceu.

Conforme o Boletim Oficial, o Liceu Domingos Ramos, pela sua importância histórica e patrimonial, possui testemunhos fiéis da historicidade e identidade cabo-verdiana e, durante muito tempo, teve estatuto de único liceu da ilha, albergando estudantes vindos de vários concelhos da ilha de Santiago e de outras ilhas de Cabo Verde.

O Liceu da Praia foi inaugurado em Junho de 1960, pelo Governador da Província, integrado nas festividades do V centenário do achamento de Cabo Verde.

Situado na extremidade norte da falésia do Plateau, foi o primeiro edifício construído de raiz, para acolher o liceu Adriano Moreira, conquistando assim a sua autonomia em relação ao do Mindelo.

Com a independência nacional deixou de ser um liceu construído na província, para ser o liceu do País livre e independente. Nascia assim o Liceu Domingos Ramos, por despacho do Ministério da Educação e Cultura, de 24 de Abril de 1975, em homenagem ao combatente da liberdade e da pátria, Domingos Ramos.

HR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos