Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lei que estabelece 31 de Julho como Dia Nacional do Batuco entra em vigor

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – A lei que estabelece o 31 de Julho como Dia Nacional do Batuque entrou hoje em vigor, visando a valorização do batuco como um dos géneros musicais mais antigos de Cabo Verde.

De acordo com a publicação no Boletim Oficial (B.O.), esta iniciativa tem como objectivo reconhecer a sua importância como Património Nacional além de louvar os intérpretes e aqueles que ajudaram na criação do universo cultural diversificado que expressa, no batuco, a alma cabo-verdiana e reconhecer os direitos humanos, os direitos dos cidadãos, das populações e das mulheres.

De acordo com o documento, o Batuco é um género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão e no canto e dança. É um património cultural de Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago.

“O batuco, segundo dados históricos, é um género musical originário da ilha de Santiago, com características padrões, desde o século XVIII, sendo provavelmente o género mais antigo de Cabo Verde”, pode-se ler no B.O.

O “Dia Nacional de Batuco” é comemorado por toda a nação cabo-verdiana, no país e na diáspora.

HR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos