Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lei que permite EUA reunir informação digital estrangeira foi aprovada

Washington, 11 Jan (Inforpress) – A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA), que permite reunir informação digital estrangeira, depois de contraditórias mensagens do Presidente Donald Trump e das críticas de defensores da privacidade.

A aprovação da lei, com 265 votos favoráveis e 164 contra, torna definitiva a Secção 702, que autoriza a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês)) e outros serviços de inteligência norte-americanos a reunirem informações digitais no estrangeiro, sem mandado judicial.

A Secção 702 assume agora um caráter permanente, quando antes havia a obrigação de um pedido ao Congresso de renovação em cada cinco anos.

A FISA, que pode também reunir informações de norte-americanos com residência no estrangeiro, será agora remetida para o Senado, que apreciará e votará a lei antes do dia 19 deste mês, quando expira a validade do regime legislativo.

O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, assinalou que, antes da aprovação da lei, não se podia enviar “informação à autoridades para prevenir ataques terroristas” e observou que “as consequências são realmente graves”.

Alguns senadores, como Rand Paul, do Kentucky, membro da ala liberal dos republicanos, criticou a lei, afirmando que “nenhum norte-americano deveria perder o seu direito à privacidade”.

Em mensagens numa rede social, o Presidente dos Estados Unidos mostrou inicialmente a rejeição à lei, para garantir que poderia ter sido usada para espionar a campanha presidencial em 2016 com más intenções.

No entanto, minutos depois, Trump disse que a votação de hoje “é sobre estrangeiros maus em território estrangeiro”.

Inforpress/Lusa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos