Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas2021/São Nicolau: PAICV afirma ser necessária uma “aposta firme” na juventude

Tarrafal de São Nicolau, 12 Abr (Inforpress)- O Partido Africano da Independência de Cabo Verde afirmou ser necessária uma “aposta firme” na juventude e o , combate à situação do desemprego.

Em entrevista à Inforpress, o cabeça-de-lista do PAICV, Hipólito Barreto, afirmou que há uma necessidade de criar políticas mais concretas para o desemprego e fazer com que os jovens tenham a sua fonte de rendimento.

“Queremos que a nossa juventude tenha empregos aqui na ilha e para isso é preciso investimentos que permitam isso e assim evitar a saída de jovens de São Nicolau para fora”, salientou.

Hipólito Barreto apontou a criação de gado como um sector que merece ser dinamizado, sendo uma das principais actividades praticadas na ilha de São Nicolau neste momento, sobretudo, por jovens.

“É necessário dar mais atenção à criação de gado, com aplicação de boas políticas, uma vez que o mundo rural ficou ao abandono com a actual governação”, avançou.

Do ponto de vista do partido, a maior aposta será formar jovens virados para as necessidades existentes no mercado de trabalho e não criar formações que não tenham nenhuma saída.

“Queremos jovens formados para o mercado de trabalho, e não apenas mais um desempregado, ou seja, queremos apostar em formações nos sectores essenciais de desenvolvimento na ilha, que são a agricultura, pesca, pecuária, etc.”, suscitou.

Ligado à pesca, Hipólito Barreto adiantou que, sendo São Nicolau uma ilha com fortes potencialidades neste sector, o partido defende a exploração destas potencialidades, dando assim benefícios à ilha.

“A criação de linhas de crédito para facilitar aos jovens adquirir as suas embarcações, irá permitir que sigam tranquilamente com a sua vida”, acrescentou.

Outro aspecto mencionado pelo cabeça-de-lista, é “fazer o bom uso” das energias renováveis para a produção de gelo, diminuindo a produção de custo e não sobrecarregar as pessoas envolvidas neste sector.

“Temos a fábrica Sucla que é um dos maiores empregadores privados da ilha, e temos de criar condições para fornecer a matéria-prima necessária e assim contribuir para criar mais postos de trabalho”, reforçou.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

LS/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos