Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas2021: PAICV elenca água e transformações de produtos industriais como sectores chaves de governação

São Miguel, 07 Abr. (Inforpress) – A presidente do PAICV encontra-se de visita ao círculo eleitoral de Santiago Norte, onde prometeu, em São Miguel, que o próximo governo vai priorizar a mobilização de água para o consumo e agricultura .

Janira Hopffer Almada revelou que o projecto “Casa Verde para todos” tem uma visão estratégica que passa pela modernização da agricultura.

Aos agricultores do interior de Santiago e pescadores das zonas piscatórias, a candidata afiança que o PAICV tem uma “perspectiva clara de mobilização da água, da “transformação de produtos e garantir agregação de valores”.

“Queremos promover o escoamento de produtos, com uma política de transportes à altura dos interesses do país, para que possamos garantir mais rendimento às famílias”, sentenciou a presidente do PAICV, depois de ter feito uma autêntica maratona pelas localidades do Porto, Veneza, Ponta Verde, com término na zona urbanizada da Ponta Verde, sempre com “soquinhos” aos moradores como incentivo ao voto..

Aos criadores de gado piscou os olhos, explicando-lhes da importância de votar no projecto “Cabo Verde para Todos”, para que a próxima governação possa investir fortemente na pecuária semi-industrial, argumentando que no sector de agro-negócios a pecuária tem um papel importante e considerável.

“A nível da pesca é evidente que teremos de fazer o mapeamento de infra-estruturas de pescas existentes, construir alguns, reconstruir outros e, sobretudo, garantir infra-estruturas de apoio às pescas, como unidades de transformação do pescado, de conservação e de armazenagem, com o objectivo de aumentar a captura”, esclareceu.

Nesta óptica, referiu que para o feito vai ser criado um mecanismo de financiamento para renovação da frota pesqueira para que a pesca tenha um grande impulso, a ponto de contribuir para melhorar claramente a situação da vida das pessoas.

Voltou a elencar como outras das primazias da sua governação, se merecer a confiança do povo no próximo escrutínio eleitoral, trabalhar para que o país consiga vacinar 70 por cento da sua população contra o novo coronavírus da covid-19 até Outubro próximo, para devolver condições sanitárias ao país e relançar a economia.

Santiago Norte, o segundo maior círculo eleitoral do País, ultrapassado apenas por Santiago Sul, conta com 79414 eleitores e elege 14 deputados à Assembleia Nacional.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos