Porto Inglês, 08 Abr (Inforpress) – A União Cabo-verdiana Independente e Democrática pretende transformar as dunas de areia de Morrinho num ponto de atracção turística de Cabo Verde, na ilha do Maio.
A ideia, segundo o cabeça de lista da UCID, Albertino Rosa, inclui a capacitação de jovens, que conhecem bem a história da localidade, para guias turísticos, e criar outros serviços que propiciem um “ambiente de pequenos negócios” com rendimento para as famílias de Morrinho e das zonas mais próximas.
“À semelhança da Boavista, no Morrinho existem dunas naturais e virgens, mas estas nunca foram aproveitadas nem divulgadas como atracção turística na ilha do Maio” lamentou Albertino Rosa.
A falta de água, tanto para o consumo doméstico como para as actividades agro-pecuárias, é das principais preocupações colocadas pelos eleitores de Morrinho.
Em resposta, o candidato da UCID apresentou na hora a proposta do partido para, caso for eleito, “mobilizar mais água e uma disponibilizar boa parte para a agricultura e produção de forragens hidropónicas”.
Tudo, sublinha, com o objectivo de aumentar a quantidade e a qualidade nutricional do pasto para os animais da ilha.
Por outro lado, propôs o “controlo da proliferação das acácias, prejudiciais aos terrenos agrícolas” e corte de algumas que poderiam servir de matéria-prima para a única carvoeira da localidade, cujo dono se queixa da falta de apoios para continuar a produzir carvão e manter o seu auto-emprego.
Nos contactos porta à porta, o candidato a deputado do Maio, apoiado pela UCID, deparou-se com algum cepticismo por parte de eleitores que dizem já não acreditarem “na vontade dos partidos políticos” em fazerem mais para o Maio, como propalam.
Albertino Rosa, contrapôs, apresentando a sua pessoa como uma “opção jovem” que quer uma oportunidade para provar a proposta alternativa da UCID para desenvolver a ilha do Maio.
Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
AC/JMV
Inforpress/fim