Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas2021/ Fogo: UCID propõe a edificação de um novo hospital regional e o melhoramento dos transportes terrestres

São Filipe, 12 Abr (Inforpress)- O cabeça-de-lista da UCID para o círculo eleitoral do Fogo, Pedro Ribeiro, indicou a edificação de um novo hospital regional e o melhoramento dos transportes terrestres como duas grandes apostas do partido para a ilha.

Apesar da candidatura do partido estar sem nenhuma acção no terreno, em conversa com a Inforpress, a liderança regional da UCID considera a edificação de um novo hospital regional, que sirva as populações dos municípios de São Filipe, dos Mosteiros e Santa Catarina, como um compromisso do partido para a próxima legislatura.

Segundo Pedro Ribeiro, a ilha do Fogo “não dispõe de um Hospital própria”, mas uma estrutura de saúde doada pelos padres Capuccinos, mas que se encontra degradada.

“Também não existe uma Delegacia de Saúde moderna, já que a única que há está a cair aos pedaços, pelo que a UCID quer que os responsáveis políticos coloquem a criação de um novo hospital no topo das prioridades”, vincou.

Pedro Ribeiro pede ainda a criação “urgente” de uma “agência de desenvolvimento turístico integrado”, que abarque toda a ilha e que aproveite a valência turística e exótica da localidade de Chã das Caldeiras e do vulcão.

“Os recursos não abundam e os governantes deveriam tomar medidas eficientes e eficazes”, reforça o gestor financeiro e professor Universitário, adiantando que”essa agência seria muito importante para o sector dos serviços, porque, segundo o entrevistado, a população da ilha do Fogo não vive apenas da agricultura, da pecuária ou das pescas”.

Quanto ao sector dos transportes terrestres, o cabeça-de-lista da UCID “não entende porque a cidade de São Filipe ainda não possui um terminal de hiaces e de autocarros”, que promova o turismo.

O candidato democrata-cristão fala também numa proposta de “criação de um centro de inspecções técnicas de veículos, que garanta mais segurança rodoviária à toda a ilha.

A justificativa é que “sendo uma ilha turística, por excelência, e com diversos pontos de atracção”, o candidato a deputado nacional vê a promoção dos serviços de saúde como crucial para o desenvolvimento do Fogo.

Na ilha do Fogo, as acções de campanha, no terreno, da candidatura da União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID) continuam suspensas, pelo que se espera que voltem à estrada e também aos contactos porta-a -porta, a partir desta semana.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos eleitorais de Cabo Verde, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

PPM/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos